Sim, a velhice tem ganhos!

palavraconvivencia_fraseDona Candida conta que encontrou na Associação acolhimento e companhia! Deste então começou a sorrir. A convivência é essencial no processo de envelhecimento por diversos motivos. A forma como a sociedade ocidental contemporânea lida com esta fase da vida nos deixa perguntas acerca do que estaríamos deixando de lado ao privar as pessoas idosas de ter oportunidades de desenvolvimento pessoal, autonomia, bem-estar, cidadania, aumento de consciência, sabedoria…

Sim, a velhice tem ganhos, mas é preciso que se tenham garantidas condições básicas para um envelhecimento saudável e ativo e entre elas está a convivência, os vínculos e as relações. Toda a humanidade ganha com a valorização das pessoas idosas. Muitas pesquisas já mostraram a relação entre os vínculos afetivos e a felicidade. Hoje compartilhamos com você uma pesquisa que aborda a contribuição dos grupos de convivência para a melhoria da saúde.

Clique no link abaixo para ler o Artigo “Grupos de convivência como suporte ao idoso na melhoria da saúde” (Francisca Maria Assmann Wichmann, Analie Nunes Couto, Silvia Virgínia Coutinho Areosa, Maria Concepción Menéndez Montañés).

http://www.scielo.br/pdf/rbgg/v16n4/1809-9823-rbgg-16-04-00821.pdf

Caso se identifique com a causa, junte-se a este movimento e doe para o Espaço Palavra Convivência, voltado para a socialização de 300 pessoas idosas:

http://www.kickante.com.br/campanhas/palavra-convivencia

Agradecemos a presença neste barco em busca do Espaço Palavra Convivência.

Ajude a divulgar esta causa!

Seguimos juntos pela valorização das pessoas idosas

Esta entrada foi publicada em Agenda e Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 respostas a Sim, a velhice tem ganhos!

  1. Andrea disse:

    Parabe9ns pela abordagem. Sempre endnsaino Confesso que brigo com a terceira idade . Estou quase batendo em sua porta aos 54 anos.Brigo no sentido de ne3o querer deixar de viver e ter a certeza que meus dias tendem a se tornar escassos a caminho da reta final. Somente esse e9 meu sentimento de tristeza.Gostaria de viver muito e espero que isso acontee7a. Para ver minha filha me dar uma netinha ou netinho para me ver feliz ao lado de um novo amor quando o encontrar para ter safade mental.Por isso fae7o a minha parte: exercito, uso a mente demais aqui no computador, no meu Blog e, nessa aposentadoria, acho que nunca fiquei te3o dedicada as Causas do Tribunal como agora. Se3o pequenas argolas que ve3o se unindo para me dar segurane7a mais adiante.beijos, Maria Mare7al Porto Alegre RS

  2. Luiz Pedro Gomes, de Brasilia sou do interior de Pernambuco, não tenho mais família e lá nem hospital tem mais e um interior sem lei só morte etc. Luiz não bebe e nem fuma com 73 anos aPosentado do Exército vivo em um bairro sozinho e pago para fazer cafe, almoco e jantar e passar minhas roupas e limpeza DA CASA. mAS A CASA É CONJUGADA O VIZINHO DA dIR E DA esquerda não falam comigo e eles de noite não deixa o Luiz dormir e falta agua, assalto, a unica filha esta fora do Brasil e falou comigo faz uns 08 anos e ficou de enviar-me endereços e dados tel e até agora nada. e preciso de ir para esta Associação de acolhimento e Companhia e Luiz precisa de sorrir. Contribuo com mensalidade para ir pa Carapicuíba e a Casa vou vender, doar e quero sair de Brasilia pela Divina Misericórdia me ajude e estou sozinho e aqui em Brasilia pagando e as pessoas não dão importância e ainda tem humilhação e tem algumas senhoras se não tiver cuidado envenenão e enforcao etc. Todos os dias Luiz chora ajude-me e Deus pague

    • admin disse:

      Olá Luiz
      A Associação São Joaquim é um centro de convivência para idosos. Atendemos idosos a partir de 55 anos, ativos e independentes. Não somos uma Casa de Repouso.
      Nosso atendimento é gratuito. Atendemos 320 idosos, mas no momento não temos vagas e é necessário entrar numa fila de espera.
      Abraço
      Alessandra Batista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *