Quem Somos

A Associação São Joaquim

missaoTão importante quanto ser lembrado após a morte, o homem deve ser respeitado durante sua vida.”
Alberto Srur

A iniciativa nasceu em 2006, fruto do desejo do Sr. Alberto Srur, próximo de completar oitenta anos, de contribuir para o bem estar físico, social e espiritual do ser humano durante o processo de envelhecimento.

A Associação São Joaquim de Apoio à Maturidade é uma entidade sem fins de lucro que presta serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para pessoas idosas, na cidade de Carapicuíba-SP. Atua no atendimento de 300 beneficiários diretos e colabora com a garantia de direitos e com a melhora da qualidade de vida das pessoas idosas do município por meio de representação em conselhos paritários e empoderamento cidadão dos usuários.

O objetivo é oportunizar um envelhecimento saudável e ativo, a autonomia, inclusão e valorização do idoso, colaborando para que exerçam sua cidadania e possam atuar como força integradora no meio em que vivem.

Nosso Padroeiro, São Joaquim, esposo de Santa Ana, pai de Maria e avô de Jesus, é considerado o Santo dos avós.

Como atuamos

Os brasileiros com mais de 60 anos representam 8,6% da população. De acordo com texto de Humberto Costa para a Apresentação do Estatuto do Idoso (LEI No  10.741, DE 1o. DE OUTUBRO DE 2003), o aumento da longevidade  e a redução das taxas de mortalidade nas últimas décadas do século passado mudaram o perfil demográfico do Brasil e o envelhecimento tornou-se questão fundamental para as políticas públicas. A atenção precisa se voltar para políticas que promovam saúde e contribuam para a manutenção da autonomia.

O Programa Centro de Convivência da Associação São Joaquim é desenhado de forma a contribuir para a manutenção da autonomia e para o envelhecimento ativo dos usuários, visando a apoiar o atendimento da crescente demanda desta natureza e atuar preventivamente, diminuindo a necessidade de atendimento nos sistemas de saúde no futuro. O Centro de convivência, onde este projeto está inserido, oferece um conjunto de atividades que apoiam a pessoa idosa no seu desenvolvimento integral: o primeiro passo é cuidar do seu corpo, exercitando-se.  Com isso, a pessoa idosa apresenta melhora na disposição, humor, quadro geral de saúde, bem-estar e maior segurança nos movimentos corporais e mobilidade de forma geral. A partir desta conquista, os idosos estão aptos a participar das demais atividades voltadas para a valorização de suas histórias, para a manutenção e o desenvolvimento de suas capacidades. As atividades artísticas trabalham o equilíbrio emocional e entendimento das vivências afetivas de sua história, proporcionando significá-las novamente para viver o presente com liberdade e leveza, sem prender-se ao passado.

O Programa como um todo, sobretudo, dá acesso ao lazer e ao convívio social, oferecendo também passeios, festas, bailes e palestras. O trabalho permite manter a autoestima das pessoas idosas elevada, por meio do desenvolvimento de suas habilidades e do fortalecimento de vínculos familiares e sociais. O resultado é a socialização e a melhora da qualidade de vida das pessoas idosas, que passam a agir como força integradora do meio em que vivem.

Além das 300 pessoas idosas atendidas de forma direta, alcança fortalecendo vínculos em torno de 500 beneficiários indiretos incluindo famílias dos beneficiários diretos e comunidade do entorno.

______________________________________________________________

Inscrição no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS): Nº 11/2011
Certificado de Regularidade Cadastral de Entidades do Estado de São Paulo (CRCE): 0137/2014

TRANSPARÊNCIA