Livro Cenas de Vida na Aldeia – UM OLHAR ATENCIOSO PARA O ENTARDECER DA VIDA

captura-de-tela-2016-10-17-as-08-13-50

 

Pensando em compartilhar conhecimento sobre as necessidades e potencialidades do processo de envelhecimento, a Associação São Joaquim publicou o livro CENAS DE VIDA NA ALDEIA – UM OLHAR ATENCIOSO PARA O ENTARDECER DA VIDA.

A questão do envelhecimento da população é urgente, no Brasil as pessoas com com 60 anos ou mais somavam em 2013 o equivalente a 13% da população (Pnad/IBGE, 2013) e segundo estimativas da OMS, os idosos serão 30% em 2050. O desafio, neste cenário, é construir um mundo melhor para envelhecer e valorizar o idoso em toda a sua potência de vida, trazendo forças na contramão de uma sociedade que supervaloriza o jovem, o consumo a curto prazo e as relações superficiais.

O livro CENAS DE VIDA NA ALDEIA visa a compartilhar a experiência do projeto Apoio ao Idoso Fragilizado e seus Familiares. “Durante oito dos dez anos de vida, a Associação São Joaquim (entidade sem fins lucrativos responsável pela inclusão e socialização de 900 beneficiários/as desde 2006), teve uma equipe especialmente envolvida e comprometida em acompanhar um grupo de idosos fragilizados. Conviver com sua vulnerabilidade, a dimensão singular, humilde, de entrega e gratidão de cada um destes seres humanos no inverno da vida, trouxe experiência, reflexões e aprendizados. É uma alegria poder partilhar um legado de histórias e descobertas”, diz Monica Rosales, co-fundadora da associação.

As narrativas históricas são orientadoras, mais do que eternizar a lembrança de uma experiência vivida, ela transmite visões de mundo, visão de homem e nos ajuda a compreender o presente e projetar o futuro.

Colocar o livro no mundo envolve a conscientização e a participação de uma corrente de pessoas mobilizadas pela causa das pessoas idosas.

Conheça como essa história mudou a vida de muitas pessoas e pode ser um modelo inspirador para as políticas públicas na área do envelhecimento, para iniciativas semelhantes, grupos sociais e também para todos nós que envelhecemos.

O livro tem uma tiragem de 500 exemplares em formato 17x23cm com 144 páginas em papel couchê fosco 115g. A Publicação é pela Riemma Editora.

“Se existe um propósito na velhice, este é a consciência! É só por sua coragem que ela pode se tornar independente do peso do corpo.  De dentro para fora, ela ilumina e liberta. Não será este o propósito maior da nossa existência?”  Mônica Rosales Co-fundadora da Associação São Joaquim de Apoio à Maturidade

Escreva para saojoaquim@saojoaquim.org.br, faça o pedido e conheça como o projeto mudou a vida de muitas pessoas!

Ajude a espalhar esta notícia e acompanhe a Associação:
Facebook: www.facebook.com/associacao.saojoaquim
Instagram: assoc.saojoaquim

ORGANIZADORAS

Neuza Correia Cavalcante – psicóloga com especialização em gerontologia. Trabalhadora da Saúde Pública há vinte e seis anos, treze dos quais atuando na área de saúde da pessoa idosa. Compôs a equipe técnica que implantou uma das primeiras Unidades de Referência em Saúde da Pessoa Idosa no Município de São Paulo. Atualmente estar na função de Assessora Técnica na Área de Saúde da Pessoa Idosa na Supervisão Técnica de Saúde de Campo Limpo –  Cidade de São Paulo.

Maria Lucia D’Andréa de Andrade – Formação em Artes e Comunicações, em Administração Hospitalar e Biografy Counceller pela Escola Livre de Estudos Biográficos. Foi Diretora Presidente da Mantenedora do Colégio Waldorf Micael de São Paulo, período em que participou da Fundação da Federação das Escolas Waldorf em SP e efetivação do Curso de Extra Lesson no Brasil. Foi Diretora e é co-fundadora da Associação São Joaquim de Apoio à Maturidade, instituição que tem como proposta a Salutogênese, onde participa da coordenação o Projeto Idoso Fragilizado. Há vinte anos vem se dedicando ao trabalho do envelhecimento com saúde, pautado nas Épocas do Ano, fundamentado pela Antroposofia e Contadora de Histórias.

Publicação pela Riemma Editora.

Trecho do livro:

Só vemos aquilo que conhecemos, que faz parte da nossa experiência. Nosso mundo é o reflexo da nossa consciência.O que significa ter um olhar atento para o entardecer da vida?

Rubem Alves tem um belo texto intitulado: ‘A complicada arte de ver’. Diz ele em um dos parágrafos: Realmente ver é muito complexo. Isso é estranho porque a física do olho é idêntica a física óptica de uma máquina fotográfica. O objeto do lado de fora aparece refletido do lado de dentro. Mas existe algo na visão que não pertence à física. Há muitas pessoas de visão perfeita que nada veem.

O que isso nos diz acerca de como vemos a velhice, especificamente? Tudo. Essa categoria velhice ainda é invisível, socialmente falando.

Estamos em uma janela de oportunidade para preparar um mundo mais acolhedor, respeitoso e humano para os velhos do futuro próximo, que seremos nós. Vivemos os últimos momentos da última geração que os filhos, bem ou mal, sentem a obrigação de cuidar dos pais e são socialmente cobrados para isso.

Os desafios para as políticas públicas estão colocados em todas as áreas, da saúde a seguridade social, habitação, acesso a bens e serviços, etc.  Mas, e para cada um de nós, quais são os desafios?  Já se perguntou: “o que é que eu tenho a ver com isso?

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

99 respostas a Livro Cenas de Vida na Aldeia – UM OLHAR ATENCIOSO PARA O ENTARDECER DA VIDA

  1. Olá, tou precisando de uma resposta sobre aposentadoria, por que algumas pessoas conseguem se apresentar mas fácil q outras? desde já agradeço!

  2. EDUVALDO PANETTO disse:

    Bom dia Senhores, tenho interesse conhecer mais sobre Livro Cenas de Vida na Aldeia.

  3. PAULO LOUIRIANO DIAS disse:

    EU QUERO MENSAGEM PARA TERCEIRA IDADE

  4. Ana Maria Martins de Oliveira disse:

    BOM DIA, caros.

    Sou Ana Martins, moro em Santarém-Pará, e já penso em aposentadoria do serviço público. Então, quero me preparar para “servir ao próximo” no trabalho voluntário com idosos. Estou iniciando a minha preparação e preciso de muitas informações.
    Ficarei muita grata pelas orientações que vocês puderem me fornecer.

  5. sheyla R T neves disse:

    Olá,
    Gostaria de adquirir o livro.
    grata

  6. Josivan do Rego Barros disse:

    Achei muito abrangente o conteúdo dá obra no que diz respeito atividades do idoso para uma boa qualidade de vida.

  7. neusa aparecida baray de oliveira disse:

    como agir com pessoas com deficiencia visual ,acamada e com alzaimer?

  8. Maria Lúcia Fernandes Teixeira Bessa disse:

    Motivada por acontecimentos vivenciados recentemente no circulo familiar com meus filhos e surpreendida pela reação inesperada de ambos, cheguei a esta publicação. Sou Assistente Social aposentada pelo Ministério da Saúde onde atuei com grupos de familiares de adolescentes em tratamento na Psiquiatria de um Posto de Assistência Medica do Estado do Rio de Janeiro. A questão do idoso em nosso país é tratada com muito descaso em nossa sociedade, principalmente no meio familiar. Se ele tiver uma vida financeira equilibrada e não tiver consciência das manipulações articuladas ao seu redor ele começa a perecer emocionalmente com os desencantos vividos em seu cotidiano familiar. Gostaria de conhecer mais profundamente o trabalho da Associação São Joaquim de Apoio a Maturidade e quem sabe tentar junto as autoridades do Município de Maricá projetar-se novas formas de garantir a dignidade de nosso idosos por aqui.

  9. Sandra Monteiro disse:

    Todas as pessoas idosas deve ser respeitadas, pois trazem uma trajetória de vida, uma história . Os jovens de hoje não respeitam, são debochados não estão levando em conta , que estão caminhando para essa mesma situação, deveria ter punição para esse tipo de situação. Gostaria de ajudar de alguma forma, na educação dos jovens.

  10. Sônia Medeiros disse:

    Trabalho com um grupo de idosos ensinando teatro e gostaria de ler este livro .

  11. Nívea Penalva de Melo Vasconcelos disse:

    Olá!!

    Boa Tarde,gostara de saber como faço para adquirir o livro – CENAS DE VIDA NA ALDEIA – UM OLHAR ATENCIOSO PARA O ENTARDECER DA VIDA.

  12. tenho uma asociacao e quero por em pratica um riquisimo jrojeto voltado para o idoso quero saber como eu posso conseguir verbas pare esecultar este jrojeto

  13. Antonio Carlos Nogueira disse:

    Tenho 60 anos,trabalho em escritorio e fico aproximadamente oito horas sentado,
    pratico exercicio ainda de forma irregular, e somente caminhadas e meu desejo um envelhecimeto tardio,com a pele sem muitas rugas, ainda sou assim.
    Preciso de mais informações do libro Vida na Aldeiaa
    Obrigado

  14. Solicito maiores informações sobre o livro Vida na Aldeia.
    Tenho 60 , estou na vida ativa,trabalho em escritoria e fico sentado por
    mais de 8 horas. Pratico exercícios de forma irregular e apenas caminhadas.
    Obrigado

  15. Valdemar Alves Martins disse:

    Em uma cidade do Estado da Bahia que se chama Cândido Sales, outrora Nova Conquista. Atualmente pelo nosso propósito será um nome que vislumbrarará.Refletindo com um outro olhar sobre a realidade atual dessa nossa cidade no que tange digamos uma certa adaptação na mobilidade e a prestação dos serviços sociais para este público da terceira idade, resolvemos formar um pequeno grupo de pessoas da terceira idade e outras, para discutir e conhecer melhor como propor um projeto piloto nesse campo da chamada a melhor idade.Portanto,gostaríamos de continuar trocando experiências com vocês, em busca de mais conhecimento.

  16. VANIA CLEA disse:

    sou vania clea, nesse momento estou com câncer gostaria conhecer projeto mudou a vida de muitas pessoas!o

  17. DR ANTONIO RAYMUNDINI disse:

    SOU ADVOGADO OAB/SP 26.123
    ESTOU CONTRATADO PARA DEFENDER UM IDOSO QUE SOFRE DE MAUS TRATOS NO LAR.
    APOS OUVIR AS ESTORIAS DA MINHAA CLIENTE PRETENDO FAZER UMA DEFESA MUITO BOA PARA LIVRA-LA DOS SOFRIMENTOS PSICOLOGICOS QUE SOFRE.
    GOSTARIA DE RECEBER ARGUMENTOS E MATERIA PAA A DEFESA.
    PRECISO DE AJUDA E MINHA CLIENTE TAMBEM. FICAAREI MUIOT GRATO

  18. Terezinha da Cruz Anselmo disse:

    O trabalho da Associação São Joaquim tem sido maravilhoso junto ao que caracterizam como o UM OLHAR ATENCIOSO PARA O ENTARDECER DA VIDA. Nesse sentido tenho acompanhado muitos trabalhos. Como estudante do curso de Bacharelado em Educação Física da Faculdade Anhanguera Pelotas, RS, estou direcionando meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), para esta faixa etária. Estou objetivando escrever sobre a importância do esporte para terceira idade, mais especificamente sobre Ciclismo, já que sou praticante desta modalidade de esporte, mesmo com meus 58 anos de idade. Sou testemunha dos benefícios que este esporte tem trazido para minha vida em todos os aspectos. Assim sendo, gostaria de contar com a colaboração desta tão conceituada Associação, para obter mais dados sobre os trabalhos desenvolvidos, assim como poder utilizar em meu TCC, o que por certo irá enriquecer muito meu conhecimento e por certo desmistificar muitos tabus sobre o Entardecer da Vida. Por certo, envelhecer é um processo inexorável. Entretanto, envelhecer com qualidade de vida é uma questão de opção. Certa de poder contar com a prestimosa colaboração desta Associação,
    Att
    Terezinha da Cruz Anselmo
    Bacharelanda em Educação Física
    Faculdade Anhanguera – Pelotas – RS- Brasil

  19. Solange Bastos disse:

    Achei muito bacana a iniciativa e a prosposta do projeto. Nossos idosos merecem todo carinho , atencao e reconhecimento. Afinal de contas, nao deixamos de amar, desejar, ficar tristes ou alegres por que envelhecemos. Estamos vivos, e precisamos ser tratados apenas como seres humanos que somos , com todo respeito, sem o maldito preconceito com a velhice..

  20. laureni quirino de Morais disse:

    Há muitos idosos hoje ,sustentando filhos e netos ,com sua pequena aposentadoria.Muitos idosos gostariam de trabalhar ainda ,e podem faze-lo . Já que as pessoas estão vivendo mais ,seria necessário que o idoso pudesse trabalhar meio período .Assim sobraria tempo para o descanso e outras atividades .Precisa haver uma política voltada para idosos que precisam ganhar dinheiro ,pois nessa idade também se precisa não só do “pão”.Isto faria também se sentirem úteis.Há muitos idosos cheios de experiências ,mas estão jogados ás traças por conta de sua idade.

  21. jussara disse:

    Exelente trabalho.gostaria de receber pulblicaçoes no meu imail

  22. GOSTARIA DE ME INTERAR MAIS SOBRE ESSE PROJETO

  23. LINDOMAR DAS DORES DA SILVA GUNDIM. disse:

    Sou lider da pastoral da pessoa idosa e gostaria de conhecer este livro.

  24. Jandira Neves de Oliveira disse:

    Trabalho no SESC com um Grupo de idosos. Tenho especialização em Gerontologia, mas ainda tenho muito que aprender. Gostaria muito de obter informações sobre essa Associação.
    Muito obrigada

  25. EU SOU ALUNA DO SÉTIMO PERÍODO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DA FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU,CAMPO ARACAJU-SE.

  26. Meu amado paizinho teve avc e tem mal de alzheymer, ele tem 80 anos, eu com a graça de Deus consegui uma cama hospitalar para amenizar o sofrimento dele, por causa de algumas escoriações na pele devido o calor da cama, somos em sete filhos, porem uns moram em outra cidade, eu , minha filha, irmãs que cuidamos dele no dia a dia, eu sou poeta e acho que por ser, talvez; eu observo sempre o brilho do olhar de meu paizinho que lentamente vai se distanciando, faço a barba dele, faço carinho no rosto dele,beijo-o, falo com ele….antes ele falava o tempo todo, agora ele esta silencioso, olhar meio vago,voz baixa, as vezes não quer tomar os medicamentos que antes ele mesmo pedia o tempo todo,ahhhh!!!! eu amo meu querido pai, e peço forças a DEUS para ser forte o suficiente para encarar essa realidade com coragem, sabendo que meu pai foi um homem guerreiro, lutador, amoroso,atencioso,esse meu pai, meu herói,e se um dia o brilho se afastar dos olhos dele; que eu esteja pronta para entender que foi a liberdade da alma dele, a paz incondicional, que DEUS sabe oque faz, te amo pai….

  27. muito bom . gostaria de ganhar um livro

  28. Eu sempre gostei de idosos e sou muito favor de um mundo melhor para envelhecer e valorizar o idoso em toda sua potência de vida.

  29. enivaldo eloy messias disse:

    entre em contado tenho .64 anos de idade e não tenho recurso nem para o nesessario .

  30. COM MEUS 86 ANOS DE IDADE a minha preocupação maior é com referencia ao que tomar na janta, que seja leve e nutritiva.
    FAUSTINO FURLANETO
    Rua Expedicionário, 174 – ap.02- OURINHOS
    CEP 19900-041

  31. Desejo informações de como me alimentar no jantar com alimentação leve.
    Com meus 86 anos tenho que me cuidar na dieta noturna

  32. ELONILDA ANTONIA DE ASSIS BEZERRA disse:

    Gostei muito, porque sou idosa de 80 anos e convivo com uma igreja de idosos e a liderança, não se preocupa com nada. O lanche dado no dia da reunião das senhoras, é bolo e refrigerante. Estou fazendo um projeto: Alimente-se bem,através de um cardápio e alguns conceitos, para sugerir à Diretoria.
    Preciso ajuda.

  33. maria ladeia de queiroz 76 disse:

    Só existe um problema na velhice, a consciencia da finitude, cada dia mais próxima.
    A Natureza (Deus) nos seus inescrutaveis mecanismos de preservação da especie permite esse ïnsight¨mas, não ha nada a fazer. Nã sei se o pior é conviver com essa noção ou sustentar a inútil queda-de-braço com os próximos na escala-filhos, netos,medicos, terapeutas-eles mesmos inconscientemente apavorados com o que
    veem e preveem, tentam ajudar, suprir, dirigir, “achar” o melhor…..

  34. Tomaz Barbosa Pires disse:

    Faltam 2 dias para completar 92 anos,(dia 7 de março 1925) viví 17 anos de união estavel com Francisca Araujo Costa Ela tem 56 anos.Somente agora, por motivos óbvios, foi possivel suspeitar de que ela já matou o seu ex, antes de mim. Sem que eu percebesse na época, tambem sofri´´ uma tentativa .fui encaminhado pela promotoria para a defensoria pública. processo número 42419552016.8.6.009R/Osegunda vara desta comarca.

  35. Claudia Miranda de Jesus disse:

    Gostaria de conhecer mais sobre o trabalho da Dr. Neuza Correia Cavalcante e sobre o livro, achei muito interessante e faço um convite a pedido do Centro de Referencia de Atendimento A Pessoa Idosa em Imperatriz do Maranhão, para vim a nossa cidade.

  36. É DE MINHA INTEIRA ADMIRAÇÃO ESTA ENTIDADE,SENDO QUE EU E MAIS ALGUNS AMIGOS ESTAMOS UM TRABALHO JÁ EM ANDAMENTO PARA QUE POSSAMOS AMPARAR OS IDOSOS DO FUTURO, E DEIXAR UM EMPODERAMENTO JÁ INSTALADO E FUNCIONANDO; SABENDO QUE O PODER PUBLICO TEM A IDEIA QUE O IDOSO É INUTIL E DESCARTAVEL ,TEMOS NOS A INCUMBENSCIA DE BUSCAR O ESPAÇO QUE AOS IDOSOS PERTENCE;POR ESTE MOTIVO FICARIA SE PUDESE TROCAR IDEIAS COM ESTE CRUPO

    SEM MAIS DESDEJÁ AGRADEÇO

  37. boa tarde, os desafios é criarmos estratégias de garantir os direitos do idoso com Equidade através das politicas publicas, por que todos nós fomos contemplados com o mesmo destino, nascer, envelhecer e morrer na ordem natural dos seres humanos.

  38. Águia disse:

    Olá, as suas Postagens são muito Legais, Parabéns

  39. como é dificil entender e cuidardo idoso, o dispreparo dos filhos e da sociedade são fatos inegavel – ja tenho 70 anos minha mãe 89 é cadeirante por uma serie de
    complicações e com doença degenerativa MA.
    ja não encontro forças para cuidar…….

  40. Bom dia trabalho com Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo
    Idosos Ativos- Casa de Emaús- Maringá Pr

    Gostaria de receber o exemplar deste livro para repassar para os idosos, Gostei muito da matéria..
    Aguardo

    Cleonice
    Assistente Social

  41. Cleonice gonçalves disse:

    Parabéns pelo trabalho!
    Gostaria de saber como ter acesso ao livro CENAS DE VIDA NA ALDEIA – UM OLHAR ATENCIOSO PARA O ENTARDECER DA VIDA.

  42. Maria do Carmo Ferraz Aliane disse:

    Cuidar do idoso e se sentir responsável em dar-lhe uma opção melhor de vida, é um dever nosso. O jovem aprende conosco como tratar o idoso. Dar ao idoso a seguridade que ele necessita para viver com dignidade e desfrutar de seus dias com prazer e alegria faz parte da educação e formação moral que nossas crianças precisam, para que se sintam desejosos de viver longamente e estejam certos de que vale a pena; cuidar hoje, para viver muito!

  43. Ione de Albuquerque Muchiuti disse:

    ADOREI SABER SOBRE O LIVRO TENHO INTENÇÃO DE ADQUIRI-LO

  44. monica maria do nascimento disse:

    estou tentando fazer um projeto sobre o idoso nas unidades de saude um dia para eles de animaçao e cuidados e palestras e teatro de bonecos para destrair a mente deles

  45. Celsa rodrigues de sousa disse:

    Gostaria de partilhar com esse grupo lindo e maravilhoso no qual estou incluída por ser idosa
    um abraço fraterno

  46. quero participar de um grupo de idoso
    não tenho site

  47. Sou de Teresina piaui, gostei muito de ver os idosos conversando o seu estilo de vida portanto quero participar do mesmo muito obrigada

  48. GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE ESTE PROJETO.

  49. raimunda disse:

    se o idoso tem direito a isenção do IPVA
    manaus amazonas

  50. ELONILDA ANTONIA DE ASSIS BEZERRA disse:

    Tenho muito interesse nessa matéria. Vai me ajudar muito e as aos meus usuários

  51. ELONILDA ANTONIA DE ASSIS BEZERRA disse:

    Tenho muito interesse nesse campo. Vai ajudar tambem aos meus usuário
    o
    em

  52. cicero ssntos disse:

    Gostei muito da ideia, e até mesmo tenho vontade de construir um lugar de apoio ao idoso!

  53. magnolia disse:

    tenho 71 anos trabalho como medica divorciada situaçao financeira estavel ,
    sem pretençao de novas conquistas , preciso informaçao de saidas e viagens para proximidades em grupo efinalidade divertimento
    detalhe padrao intelectual alto morei em Paris e nova york . passei a vida em sao paulo .ha 8 anos em recife .

  54. Rosa Lúcia carvalho disse:

    Infelizmente, o abandono a Pessoa Idosa a cada dia se torna uma realidade cada vez mais frequente. Realidade essa, não despercebida só pela sociedade, mas pelos entes queridos, fazendo com que se torne marcas ainda mais profundas; como de uma doença incurável.
    Mais uma desumanidade do Século, pra não dizer, do Ser Humano!

  55. Parabéns!
    Os idosos precisa se unir para lutar pelo reconhecimento de seus direitos!ELIE

  56. maria do socorro Pereira Ribeiro Firmino disse:

    muito interessante. gostaria de saber mais , como posso conseguir esse livro?

  57. eu mechamo Angila terezinha Lemes Duarte disse:

    Eu queria saber se a Jurema esta com vocês ai eu moro em Porto Alegre . gostaria de saber a casa que ela esta para visitar ela estou para ir em alegrete nas minha ferias me responda obrigado.

  58. Cleya Nunes disse:

    Texto interessante!1 Tenho interesse em desenvolver um projeto nesse sentido,,preciso de ajuda.. obg.

  59. Cleya Nunes disse:

    Tenho interesse em desenvolver um projeto nesse sentido,,preciso de ajuda.. obg.

  60. MARIA JOSÉ MATOS DE BARROS disse:

    Boa tarde,
    Parabenizar pelo trabalho e gostaria de ter acesso mais informações, para aprimorar na minha cidade. Limoeiro do Norte, no Estado do Ceará

  61. FELIX BARBOSA FILHO disse:

    bom dia sou de pelotas rio grande do sul, sou auto didadta e intereçou me a obra anumciada , pertenço a uma conseituada associaçao de aposentados com 46 anos de esistencia como ate ondeentendi e uma obra de aucilio a instituiçoes afim epossivel mande me oreço e como encomendar de momento abraços e obrigado

  62. Tony Louzada disse:

    Por prazer eu tenho um trabalho de apoio ao idoso e que pode ser conhecido no blog http://www.terceiraidade.es.zip.net e agora estou desenvolvendo um clube de apoio as necessidade do idoso.
    Entrem no meu blog e conheçam um pouco de meu sonho no que refere ao idoso
    att Tony

  63. Tony Louzada disse:

    Obs, cliquei em enviar sem ao menos terminar minha mensagem , mas meu intuito é receber o maior numero de informaçoes e ate essa publicaçao ja que começo agora um novo trabalho de apoio ao idoso .
    Att Tony

  64. Esther Imhoff Wagner disse:

    Todo ser humano deve entender que a velhice (a última fase da vida) é importante. ela traz modificações no corpo, na mente e na sociedade, mas que devem ser respeitadas. não pode ser vista como negativa, pois pessoas idosas ainda têm muito a nos ensinar sobre a vida.

  65. Rosa Maria disse:

    Muito bom!

  66. JOÃO ALVES DE ALMEIDA FILHO disse:

    Estou com 66 anos de vida, minha pele está envelhecendo muito precocimente, acho, a força muscular não obedece mais o cançado corpo, sou hipertenso, tenho brônquite asmática, me cuido, tomo medicamentos, tenho problemas de audição nos dois ouvidos, já fiz cirurgia de um olho, o outro também vai ter de operar também, tenho problemas de coluna, não faço uso de bebidas alcóolica, não fumo, tomo vacinas todo ano(Influênza), me sinto debilitado, ainda trabalho, sou motorista de ônibus, uma profissão que acaba com a coluna, tenho desvio na mesma, sou impotente, talvez por medicamentos, pois os laboratórios só quer vender, não devolver a sua saúde, não vejo retorno na saúde, tomando medicamentos, faz bém para uma coisa, mais prejudica outra, o que estão fazendo com nossa saúde? Querem nos aniquilar a todos.

  67. Luci Teixeira Biscaia disse:

    Qual é o preço do livro? Consegue-se em livrarias?

  68. Luci Teixeira Biscaia disse:

    Não encontrei o livro na Saraiva.

  69. ILAIDES disse:

    O QUE MAIS ME ENTRISTECE, QUANDO ME DEPARO COM A NECESSIDADES DOS NOSSOS IDOSOS, ONDE OS LUGARES QUE NORMALMENTE ELES PROCURA PARA AMENIZAR AS DORES DO CORPO. E POLITICAMENTE NA MAIORIA DAS VEZES , SÃO VITIMAS DO DESCASO DE ALGUNS. HOJE 15 DE JUNHO SE COMEMORA SE ASSIM POSSO DIZER, O DIA DO COMBATE A VIOLÊNCIA COM PESSOA IDOSA…ME PERGUNTO NÃO DEVERIA HAVER
    PORQUE NOSSO COMPROMISSO É TODOS OS DIAS, INDIFERENTE DE QUEM SEJA…
    É UM VERDADEIRO DESAFIO!!!

  70. Maria Aparecida de Lima Silva disse:

    Parabens ao projeto! “honra teu pai e tua mae para que tenham longos anos de vida aqui na terra diz a palavra do Senhor. Temos que cuidar , amar os idosos e respeitar

  71. lais velho disse:

    Gostaria de comprar o livro ” Cenas de vida na aldeia” , mas dependo de saber o preço do mesmo! peço que me informe, obrigada!

  72. Ivonete B. Cardoso disse:

    Há de se pensar nos dias atuais com e evolução do tempo e uma baixa taxa de natalidade, que uma grande parte da nossa população está se tornando idosa e sem filhos que precisamos de políticas públicas para um grande problema de um futuro próximo, se não vai para o sacrifício não somente os idosos de amanhã mas também os poucos jovens esmagados pelas circunstâncias de uma falta de planejamento de um país como o o Brasil que vive as voltas com problemas antigos sem nunca resolve-los. Não se trata mais de um problema individual e sim da coletividade.

  73. Sulene Maria Macêdo disse:

    Sou Ass.Social e tenho um carinho muito grande por nossos idosos.E temos muito a ver com os problemas que atingem esta população,moro em uma comunidade com mais de 3.000 habitantes e gostaria de fazer algo que os beneficiassem.Fiquei encantada com o projeto de vocês!Parabéns que Deus os abençõe!

  74. Viviane Beganskas disse:

    Muito boa essa iniciativa. Tenho andado angustiada em relação a minha querida mãe que cuidei por quatorze anos, ela teve dois AVCs q a deixaram com várias sequelas, inclusive mentais. Infelizmente a dois meses fui obrigada a levá-la para a casa de minha irmã mais nova. Estou doente, fisica e emocionalmente. No entanto, minha mãe não está bem lá. Meu sobrinho de treze anos é mto agressivo. Ele se recusa a ir para a escola e um conflito grande acaba acontecendo entre ele e minha irmã, muitas vezes com agressões físicas as quais minha mãe, debilitada assiste e piora seu estado mental. Não sei o que fazer, estou perdida. Não tenho dinheiro para pagar uma clínica. Já pensei em traze-la de volta, ela já sofreu demais nessa vida, não merece acabar assim. Estou impotente, debilitada, fraca e não paro de pensar em minha mãe lá naquele ambiente terrível. Preciso tomar uma atitude, mas não vejo uma luz no fim do túnel. Se alguém souber de uma forma de solucionar esta situação, agradeço se me ajudarem. Se souberem também sobre alguma lei que eu possa buscar, me falem por favor. Desculpem o desabafo. Obrigada .

  75. SOMOS UM INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE, TRABALHAMOS EM PROL DE PESSOAS CARENTES E SOCIALMENTE VULNERABILIZADAS DE 06 BAIRROS EM FORTALEZA, SOLICITAMOS APOIO , ESSE APOIO PODENDO SER DE VÁRIAS FORMAS, INCLUSIVE DE INFORMAÇÕES DE ONDE PODEMOS SOLICITAR AJUDA.
    AGRADEÇO SE PUDEREM ME AJUDAR, NOSSO FOCO MAIOR; SÃO: CRIANÇAS, ADOLESCENTES, MULHERES E IDOSOS.
    RESPOSTA PARA : leacb_social@yahoo.com.br
    contatos; 85 32982431 ou 85 86978629-(ELIADIA OLIVEIRA)

  76. Ramiro Fusinato disse:

    Boa noite , eu Ramiro Fusinato , fazendo pleno uso de minhas faculdades mentais ,venho através desta , pedir para que eu ,posa me internar ,mas para isso eu gostaria de saber os custos , tenho 54 anos , sofro de ( TVP ) . Aguardarei sua resposta ,desde já agradeço .

    • admin disse:

      Olá Ramiro
      A Associação São Joaquim é um centro de convivência para idosos. Atendemos idosos a partir de 55 anos, ativos e independentes. Não somos uma Casa de Repouso.
      Nosso atendimento é gratuito. Atendemos 320 idosos, mas no momento não temos vagas e é necessário entrar numa fila de espera.
      Abraço
      Alessandra Batista

  77. MARIA ROSA PARRI APOLLONIO disse:

    GOSTARIA DE RECEBER EXEMPLOS DE JOGOS TEATRAIS ENGRAÇADOS PAR DISTRAIR UM GRUPO DE IDOSOS NUMA CASA DE REPOUSO…
    A CLIENTELA É HETEROGENEA.E PRECISO EXPLICAR DUAS OU TRES VEZES COMO SE FAZ!!

  78. MARIA ROSA PARRI APOLLONIO disse:

    GOSTARIA DE RECEBER EXEMPLOS DE JOGOS TEATRAIS PARA TRABALHAR COM IDOSOS.

  79. cristiano de abreu leite disse:

    trabalho com grupos de idosos e vejo nos olhos dessas pessoas a alegria de poderem ser assistidas por nos que fazemos parte de um projeto social de inclusão ( O projeto Bombeiro Saude e Sociedade) onde as pessoas se socializam através das trocas de experiencias numa interação mutua .onde todos ganham . A confiança a elas e retomada,pois muitas pessoas relatam que depois que participam das atividades nas praças evita as idas ao medico por muitas vezes por falta de orientação dos próprios familiares.

  80. cristiano de abreu leite disse:

    tenho curiosidade em ver este livro ou ate mesmo adquirir.sou profissional com atuação na área de segurança publica (bombeiro militar)e com conhecimento de seg no trabalho e educação fisica.

  81. fiquei feliz em tomar conhecimento desse trabalho. tratar do tema velhice é muito importante tanto quanto ao tema infancia.em 29 de setembro de 1995 eu e mais alguns companheiros embuídos e já vivenciando a velhice fundamos a associação “Bem Viver”.È autônoma, sobrevivendo dos seus recursos. O IDOSO é o centro de tudo:convivência em forma de lazer, oração, ginástica, artesanato, passeios,bailes campanhas de vacinação e tudo mais que pode fazer crescer a auto estima.Desejo que cresça sempre mais o amor e dedicação por tudo que fazem . Nós idosos precisamos dessa conscientização: queremos uma longa vida com qualidade. Parabéns e obrigada.

  82. Maria das Dôres de Macêdo disse:

    Sou apaixonada por idoso. Já cuidei de meu pai, que hoje mora com DEUS. E ,agora estou cuidando de minha mãe. Me sinto muito feliz.

  83. COMO SECRETÁRIO DA 3A. IDADE, JUNTO AO SÍNODO CENTRAL DA BAHIA (SCH), ÓRGÃO DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL, NA REGIÃO DE SALVADOR RECÔNCAVO BAIANO, ESTOU DANDO PALESTRAS EM VÁRIAS IGREJAS, E A PARTIR DE AGORA, ESTAREI RECOMENDANDO A LEITURA DESTE TRABALHO, DA SUMA IMPORTÂNCIA PARA NÓS DA MELHOR IDADE.

  84. ADRIANO MARCOS BOTTINO MARTINS disse:

    MEUS PARABÉNS PELO BELÍSSIMO LIVRO.
    ADRIANO MARCOS B. MARTINS.

  85. Betty Vieira disse:

    Estou me aposentando e quero constituir uma ONG para a terceira idade. Objetivo: recreação, qualidade de vida. Quero adquirir o livro. Como faço?

    • admin disse:

      Olá Betty
      Agradecemos seu interesse em adquirir nosso livro. O valor do livro é R$ 45,00 + custos para despesas com envio pelo correio. Caso esteja de acordo, peço a gentileza de nos enviar seu CEP para fazermos o cálculo.
      Abraço,

      Equipe São Joaquim

  86. Nelson Joaquim disse:

    Muito bom saber que a tribo da Terceira Idade tá crescendo e formando Tribos. Trabalho neste seguimento da terceira idade. Sou Psicólogo, Gerontologo ,Arteterapeuta. Atualmente como servidor público municipal.

  87. Nelson Joaquim disse:

    Para adquirir este livro :preco e a forma?

    • admin disse:

      Olá Nelson
      Agradecemos seu interesse em adquirir nosso livro. O valor do livro é R$ 45,00 + custos para despesas com envio pelo correio. Caso esteja de acordo, peço a gentileza de nos enviar seu CEP para fazermos o cálculo.
      Abraço,

      Equipe São Joaquim

  88. marta disse:

    MARTA FURTADO.
    Tenho 78 anos, sou independente. moro sozinha pq ninguem me ama e nem me quer, sou uma velha abandonada p familia, vivo enclausurada em um apt. de 1 qto. estou pedindo SOCORRO. me arranjem uma casa de idoso p morar, nao aguento morar sozinha na maior solidão.

    • admin disse:

      Olá Marta
      A Associação São Joaquim é um centro de idosos para idosos a partir de 55 anos, ativos e independentes. Não somos Casa de Repouso.
      Nosso atendimento é gratuito. Atendemos 320 idosos, mas no momento não temos vagas e é necessário entrar numa fila de espera.
      Abraço
      Alessandra Batista

  89. Madalena Dias de Jesus disse:

    SOU MADALENA DE MACAÉ RJ 55 ANOS JA TRABALHEI EM INSTITUIÇAO PARA IDOSOS
    MUITO BOM O LIVRO PORQUE A PESSOA IDOSA DEVE SER PENSADA ATE SEUS ÚLTIMOS DIAS DE VIDA PARA ISSO OS GESTORES DEVEM ESTAR ATENTOS PARA OFERECER UMA POLÍTICA CONSCIENTE E O MELHOR POSSIVEL Á ESSA DEMANDA TÃO NUMEROSA E INVESTIR MAIS NA QUALIDADE DE VIDA PARA TODOS COM RECURSSOS SUFICIENTES E MEIOS DE SUSTENTAÇAO ADEQUADA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *