O projeto BORDANDO CORES promoveu a ação ENCONTROS BORDADOS, visando a uma intersecção e troca de conhecimentos entre as bordadeiras da Associação São Joaquim com as bordadeiras do Andrequiçé- MG.

Paisagens bordadas de Andrequicé-MG ao fundo das bordadeiras juntas

Seis (6) bordadeiras de Carapicuíba foram ao encontro de doze (12) mulheres bordadeiras do Andrequiçé- MG do dia 9 de outubro ao dia 15 de outubro de 2015, acompanhadas pelas irmãs e professoras Bárbara e Cláudia Johnsen.

O objetivo do encontro incluiu o aprofundamento, entre as participantes, do assunto que foi bordado: Nossa Senhora das Mercês, padroeira da cidade visitada em Minas Gerais.

O projeto uniu a arte e a tradição do bordado em duas diferentes localidades do Brasil, como forma de fomentar a troca de conhecimentos e a ampliação dos horizontes do desenvolvimento humano e social. Para a bordadeira Clarah Pereira Gonçalves, beneficiária da associação, bordar com as mulheres de  Andrequicé-MG foi uma experiência muito importante para perceber as diferenças e as semelhanças entre as mulheres bordadeiras de São Paulo e do sertão de  Minas Gerais. “Elas conversam muito enquanto bordam, disseram que nós éramos quietas”, conta Clarah, que ficou admirada com a dedicação das bordadeiras e com os bordados incrivelmente realistas: as aves pareciam que iam voar do tecido!”, comenta.

Clique aqui para ver a galeria de fotos no Facebook, curta nossa página e continue acompanhando as notícias!