Quem Somos

A Associação São Joaquim

A iniciativa nasceu em 2006, fruto do desejo do Sr. Alberto Srur (próximo de completar 80 anos) e sua esposa Aida Srur, de contribuir para o bem-estar físico e sócio- cultural de pessoas durante o processo de envelhecimento. A filha do casal, Monica Rosales, fundou então a Associação São Joaquim. Monica e o grupo de co-fundadores ampliaram o olhar para o ser humano integral, integrando corpo, alma e espírito, fundamentados na  visão do homem através da Antroposofia  e da Salutogênese. D. Aida e Alberto Srur tornaram-se os patronos da iniciativa nos seus primórdios, criando um fundo patrimonial para a Associação.

O objetivo do trabalho é oportunizar a socialização, o fortalecimento de vínculos, a manutenção da autonomia, a valorização e a garantia de direitos das pessoas idosas. A metodologia adotada é inspirada na Salutogênese e na Antroposofia, visando o desenvolvimento integral do ser humano:  cabeça (pensar), coração (sentir) e mãos (agir).  

A Associação oferece serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para 320 pessoas idosas de Carapicuíba-SP, promovendo a oportunidade de sair do isolamento e conquistar o desenvolvimento pessoal. Contribui para o envelhecimento digno e para a valorização do idoso, colaborando para que exerça sua cidadania e possa atuar como força integradora no meio em que vive. A Associação atua pela garantia de direitos das pessoas idosas no município.

O Centro de Convivência apoia o idoso para além de um coletivo homogêneo e genérico da velhice, mas em sua individualidade e subjetividade e em toda a sua complexidade. Nossa metodologia visa integrar e proporcionar vida plena à maturidade.

O grupo de pessoas atendidas no Centro de Convivência conta com acolhimento multiprofissional, diálogo individualizado para acolhimento de necessidades e acompanhamento dos casos. O plano de trabalho inclui a Agenda Anual com palestras, festas, bailes, passeios e saraus e um cronograma semanal de atividades. No cronograma semanal é oferecido um conjunto de atividades divididas por blocos (Físicas, Manuais, Artísticas, Cognitivas, Autoconhecimento, Socialização, Celebração, Inter geracional). Os usuários são estimulados a participar de atividades pertencentes a distintos blocos, visando o desenvolvimento integral dos beneficiários.

A socialização, o fortalecimento de vínculos, o senso de inclusão e pertencimento são metas que permeiam todas as atividades. As atividades sociais como festas e vivências das épocas do ano, saraus, passeios e apresentações artísticas coroam o programa como um todo, incluindo familiares, parceiros e apoiadores. 
.

Com isso, colaboramos para evitar o isolamento e outros riscos sociais, de forma que as pessoas longevas possam compartilhar sua sabedoria, exercer sua cidadania e atuar como força integradora no meio em que vivem.

O trabalho é de grande relevância para a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas no município. A Associação São Joaquim tem se tornado uma referência de Centro de Convivência para a maturidade ativa no Brasil, fonte de inspiração para profissionais de áreas afins e comunidades.

Clique aqui para conhecer o Plano de Ação para enfrentamento da crise de sáude

A CONVIVÊNCIA EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO

Dançando a Vida – Cartas viram arte em encontro de gerações

“Tão importante quanto ser lembrado
após a morte, o homem deve ser
respeitado durante sua vida.”

Alberto Srur

Como Atuamos

Apoiar a velhice em suas várias dimensões, de forma integral, é um grande desafio no universo cultural em que vivemos hoje. 

Valorizar o idoso em toda a sua potência de vida significa ir na contramão de uma sociedade que supervaloriza o jovem, o consumo imediato e as relações superficiais. 

A imagem cultural do velho em contraposição ao jovem e ao produtivo, empurra muitas vezes o idoso a um estado de vulnerabilidade social, originada pelo isolamento e pela perda de vínculos de pertencimento. É uma exclusão social que expõe o idoso à perda econômica, à pobreza, à perda de cidadania, à violação dos direitos, à perda de relações afetivas e sociais e ao declínio da saúde física e mental.

Os brasileiros com mais de 60 anos representam 8,6% da população. De acordo com texto de Humberto Costa para a Apresentação do Estatuto do Idoso (LEI No 10.741, DE 1o. DE OUTUBRO DE 2003), o aumento da longevidade e a redução das taxas de mortalidade nas últimas décadas do século passado mudaram o perfil demográfico do Brasil e o envelhecimento tornou-se questão fundamental para as políticas públicas. A atenção precisa se voltar para políticas que promovam saúde e contribuam para a manutenção da autonomia.

Em resposta, o Programa Centro de Convivência da Associação São Joaquim é desenhado de forma a contribuir para a manutenção da autonomia, para o envelhecimento ativo e para valorização e garantia de direitos dos usuários, visando a apoiar o atendimento da crescente demanda desta natureza e atuar preventivamente, diminuindo a necessidade de atendimento nos sistemas de saúde no futuro.

O Programa como um todo, sobretudo, dá acesso ao lazer e ao convívio social, oferecendo atividades físicas, manuais, cognitivas, artísticas e culturais; além de passeios, festas, bailes e palestras.

A metodologia é baseada na antroposofia e no conceito de salutogênese (forças que geram saúde) e visa contemplar as especificidades relacionadas às necessidades e interesses individuais e de cada fase do envelhecimento. Por meio da escuta individual das demandas específicas realiza-se a elaboração do prontuário dos usuários atendidos, instrumento de registro do diagnóstico e para acompanhamento dos objetivos do atendimento. No diálogo entre a demanda do idoso e o reconhecimento da sua área de maior vulnerabilidade, são recomendadas atividades (por eixos) que possam contribuir para sua socialização e para o desenvolvimento pessoal, de acordo com a tabela:

 

 

 


Mandato 01/08/2021 a 31/07/2024

Presidente: Mariana de Oliveira Pedreira

Vice-presidente: Lucia Helena Ralo e Kalaf

 

Conselho Consultivo:

Elisabete Fátima Meire

Helena Lemos dos Reis Magalhães Gomes

Lia Nasser Marques

Monica Rosales

Sandra Regina Gomes

Sergio Castelo Serapião

Sergio Frug

Tatiana Carparelli Piva de Albuquerque

Valdemar Donizeti de Sousa

 

Conselho fiscal:

Mandato de 3 anos 01/08/2021 a 31/07/2024

 Rogerio Roma

Marcia Bastos Catunda Marcovici

Marco Antonio Simonelli Milanese ( suplente  )

 

 Mandato de 2 anos 01/08/2021 a 31/07/2023

 Delano Marques Eleição

Confúcio Cavalcante (Suplente)

 

Estatuto Social

Estatuto Social Sao Joaquim

Visão

Amadurecer é reconhecer a vida.

Missão

Valorizar, por meio da convivência criativa, a história e o desenvolvimento de cada ser humano.

Valores

- Cuidado;
- Respeito;
- Amorosidade;
- Transparência;
- Alegria;
- Criatividade;
- Espiritualidade;

Newsletter

Gostaria de ficar por dentro das novidades da Associação São Joaquim? Preencha os campos ao lado e receba nossa newsletter.

Nossos Parceiros

Selo e Prêmio

(11) 4186-0520 | Estrada João Fasoli, 701 - Jardim Marilu, Carapicuíba-SP - CEP 06343000 | saojoaquim@saojoaquim.org.br

  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook
  • Twitter