Quem Somos

A Associação São Joaquim

A iniciativa nasceu em 2006, fruto do desejo do Sr. Alberto Srur, empresário paulista, e sua esposa Aida Srur, de contribuirem próximo de completar 80 anos, de contribuir para o bem estar físico, social e espiritual do ser humano durante o processo de envelhecimento.

A Associação São Joaquim de apoio à maturidade, é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, fundamentada na imagem antroposófica do Ser humano e inspirada na Salutogênese. Sua metodologia visa o desenvolvimento integral do Homem – cabeça (pensar), coração (sentir)  e mãos (agir) – por meio da convivência criativa e do fortalecimento dos vínculos.

O objetivo do trabalho é oportunizar a socialização, o fortalecimento de vínculos, a inclusão, a manutenção da autonomia, a valorização e a garantia de direitos das pessoas idosas. Com isso, colaboramos para evitar o isolamento e outros riscos sociais, de forma que as pessoas longevas possam compartilhar sua sabedoria, exercer sua cidadania e atuar como força integradora no meio em que vivem.

São oferecidas 44 atividades físicas, manuais, artísticas, cognitivas, de socialização e de autoconhecimento para 320 pessoas idosas, residentes em Carapicuíba – região grande oeste de São Paulo. Desta forma contribui com o envelhecimento ativo e saudável, atua pela garantia de direitos da pessoa idosa, seu empoderamento, protagonismo e participação nas políticas públicas, conselhos representativos e de ações em rede, além de apoiar a causa e as ações voltadas à população 60+.

O trabalho social é de grande relevância para a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas no município, realizando em torno de 53 mil atendimentos anuais.

 

“Tão importante quanto ser lembrado
após a morte, o homem deve ser
respeitado durante sua vida.”

Alberto Srur

Como Atuamos

Os brasileiros com mais de 60 anos representam 8,6% da população. De acordo com texto de Humberto Costa para a Apresentação do Estatuto do Idoso (LEI No 10.741, DE 1o. DE OUTUBRO DE 2003), o aumento da longevidade e a redução das taxas de mortalidade nas últimas décadas do século passado mudaram o perfil demográfico do Brasil e o envelhecimento tornou-se questão fundamental para as políticas públicas. A atenção precisa se voltar para políticas que promovam saúde e contribuam para a manutenção da autonomia.

O Programa Centro de Convivência da Associação São Joaquim é desenhado de forma a contribuir para a manutenção da autonomia e para o envelhecimento ativo dos usuários, visando a apoiar o atendimento da crescente demanda desta natureza e atuar preventivamente, diminuindo a necessidade de atendimento nos sistemas de saúde no futuro. O Centro de convivência, onde este projeto está inserido, oferece um conjunto de atividades que apoiam a pessoa idosa no seu desenvolvimento integral: o primeiro passo é cuidar do seu corpo, exercitando-se. Com isso, a pessoa idosa apresenta melhora na disposição, humor, quadro geral de saúde, bem-estar e maior segurança nos movimentos corporais e mobilidade de forma geral. A partir desta conquista, os idosos estão aptos a participar das demais atividades voltadas para a valorização de suas histórias, para a manutenção e o desenvolvimento de suas capacidades. As atividades artísticas trabalham o equilíbrio emocional e entendimento das vivências afetivas de sua história, proporcionando significá-las novamente para viver o presente com liberdade e leveza, sem prender-se ao passado.

O Programa como um todo, sobretudo, dá acesso ao lazer e ao convívio social, oferecendo também passeios, festas, bailes e palestras. O trabalho permite manter a autoestima das pessoas idosas elevada, por meio do desenvolvimento de suas habilidades e do fortalecimento de vínculos familiares e sociais. O resultado é a socialização e a melhora da qualidade de vida das pessoas idosas, que passam a agir como força integradora do meio em que vivem.

Além das 300 pessoas idosas atendidas de forma direta, alcança fortalecendo vínculos em torno de 500 beneficiários indiretos incluindo famílias dos beneficiários diretos e comunidade do entorno.

 

DIRETORIA:

Diretor Presidente:

Mônica Rosales

Diretor Vice Presidente:

Simone Spadafora

Diretor Administrativo

Tania Cristina Santos Matos

 

CONSELHO FISCAL:

Ana Lúcia Torello

Delano Marques

Luciana Cesar Leo

 

CONSELHO CONSULTIVO:

Barbara Scwair Nogueira

Claudia Cabanis Johnsen

Eleonora Sampaio Caselato

Giuliana Dodi Cabianca

Heloiza Helena de Lucca

Lia Nasser Marques

Maria Aparecida Maroti

Maria Lúcia D’Andrea de Andrade

Neuza Correia Cavalcante

 

Estatuto Social

Estatuto Social Sao Joaquim

Visão

Amadurecer é reconhecer a vida.

Missão

Valorizar, por meio da convivência criativa, a história e o desenvolvimento de cada ser humano.

Valores

- Cuidado;
- Respeito;
- Amorosidade;
- Transparência;
- Alegria;
- Criatividade;
- Espiritualidade;

Newsletter

Gostaria de ficar por dentro das novidades da Associação São Joaquim? Preencha os campos ao lado e receba nossa newsletter.

Nossos Parceiros

Selo e Prêmio

(11) 4186-0520 | Estrada João Fasoli, 701 - Jardim Marilu, Carapicuíba-SP - CEP 06343000 | saojoaquim@saojoaquim.org.br

  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook
  • Twitter