A festa começou! No dia 18 de junho aconteceu o “Arraiá São Joaquim 2016” reunindo, equipe, parceiros, comunidade do entorno, usuários/as, suas famílias e amigos. A Elevação do mastro envolveu as pessoas presentes no momento de celebração que deu início ao festejo, resgatando costumes tradicionais da nossa cultura. A festa do fogo contou com passeio das lanternas, cerimônia da fogueira, apresentação do grupo de teatro, quadrilha, arrasta-pé, além das comidas típicas e brincadeiras.

Todo o mês de junho é fortemente marcado pela realização da festa de São João, onde os preparativos na Associação proporcionam ricos momentos de convivência e colaboração, fomentando o senso de comunidade, resgatando tradições populares e fortalecendo vínculos. Foram realizadas atividades de convivência e colaboração na feitura da pamonha, passando por cada fase do processo de preparação, põe exemplo. Além da associação se voltar para os preparativos, durante o mês de junho os temas relacionados a esta época são trabalhados nas oficinas da grade semanal e palestras. Nas aulas de ginástica foram realizados ensaios da quadrilha, proporcionando movimento ao corpo. A alegria da quadrilha contagiou os presentes, que entraram na dança durante o arrasta-pé que aconteceu em seguida.

IMG-20160619-WA0009Logo no início da festa a rede elétrica sofreu danos e o reparo só ficou pronto ao final do evento. Apesar da falta de luz elétrica a realização se deu com sucesso, trazendo lembranças aos presentes que viveram os tempos da roça. O evento contou com empenho de toda a equipe, usuários e famílias que colaboraram para que tudo fosse incrível. Segundo Rosana Oliveira, “o Arraiá ficou com clima de roça mesmo, sem energia elétrica, nem os participantes e convidados deixaram de aproveitar”. Ela afirma ter gostado muito da festa principalmente por encontrar pessoas queridas que fazem e fizeram parte de sua vida e completa: “parabéns por essa associação existir e persistir em proporcionar o bem-estar à todos, Deus abençoe grandemente”.

Agradecemos todas as pessoas envolvidas nesta linda celebração e as empresas que doaram para o evento beneficente, demostrando a sua responsabilidade com o desenvolvimento social de seu entorno.

História
Santo Antonio (13), São João (24) e São Pedro (29) marcam uma das mais ricas festas populares da cultura brasileira. Segundo o jornalista Luís Pellegrini, “Os mastros de São João, longos troncos de madeira fincados no chão, no alto dos quais colocavam-se as efígies dos santos, reproduziam, por sua vez, a crença céltica nas árvores – principalmente o carvalho – sagradas, símbolos da ligação entre a terra e o céu.” Leia mais: http://www.festascristas.com.br/sao-joao-batista/sao-joao-batista-textos-diversos/672-festas-juninas-luis-pellegrini

Acompanhe fotos e vídeos do evento:
https://www.facebook.com/associacao.saojoaquim/