A SAÚDE DA PESSOA IDOSA
Quando pensamos em atividade física para a pessoa idosa logo vem à cabeça a hidroginástica, mas porque essa atividade física é tão especial para essa parcela da população?
A hidroginástica apresenta inúmeros benefícios à saúde da pessoa idosa, além de ser muito prazerosa, já que a mesma acontece em uma piscina aquecida a 35 graus. Comparando a hidroginástica com atividades em solo, a vantagem é usar exercícios com maior sobrecarga e com menor risco de lesões, devido a água aquecida, favorecendo a um maior conforto na execução dos movimentos. Para o público longevo qualquer objetivo a ser trabalhado deve estar relacionado ao ganho da saúde alavancando desta forma a qualidade de vida, juntamente com aspectos biopsicossociais. Outra vantagem da hidroginástica para a população idosa é a posição em pé, onde idosos que tem medo da água ou piscina sentem-se mais confortáveis e aos poucos vão ganhando mais confiança em si próprio melhorando sua auto-estima e como consequência a postura, a marcha e a percepção corporal, já que imerso, o indivíduo deverá estar mais atento, contribuindo para maior autonomia. Dentre os principais benefícios podemos citar:
- Melhora dos sistemas cardíaco, pulmonar e circulatório
- Melhora da coordenação motora
- Melhora da flexibilidade
- Aumento do tônus e resistência muscular
- Redução do impacto nas articulações
- Reduz risco de lesões
- Melhora o equilíbrio
- Previne quedas e fraturas
- Manutenção da densidade mineral óssea
- Redução das dores em geral
- Relaxamento muscular
- Aumento da autoestima
- Diminui estresse
- Convívio social
Na Associação São Joaquim mais de 150 idosos são beneficiados com a hidroginástica. São divididos em 9 turmas, algumas mistas, com idades variando de 55 a 85 anos. As aulas são ministradas com muito bom humor, onde são executados desde exercícios de força até atividades lúdicas, com ou sem o uso de materiais, para maior descontração dos idosos. Outro fator importante nas aulas de hidroginástica da Associação São Joaquim é o respeito por cada idoso que entra na piscina, observando suas limitações e sempre encorajando este idoso para fazer mais, mostrando a cada pessoa que elas são únicas e especiais.
Fabiana Maria de Oliveira é Educadora Física, Fisioterapeuta Especialista em Avaliação e Prescrição de Exercícios Físicos, Acupunturista e Gerontóloga e Professora da Hidroginástica da Associação São Joaquim desde 2014