A mostra fotográfica UM OLHAR ATENTO PARA O ENTARDECER DA VIDA, em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, promove a reflexão acerca da imagem de envelhecimento que estamos construindo como sociedade e convida o público a olhar para o sentido da velhice no desenvolvimento humano.

A exposição tem o objetivo de contribuir com a valorização das pessoas idosas e entra na programação Linha da Cultura como parte das ações comemorativas dos 10 anos de atuação da Associação São Joaquim de Apoio à Maturidade. A abertura da exposição acontecerá na estação Tatuapé, a partir do dia 30 de setembro e contará com apresentação dos idosos da São Joaquim com Coral e Dança Circular .

A Associação São Joaquim é uma entidade sem fins lucrativos, responsável pela inclusão e socialização de 300 pessoas idosas em Carapicuíba – SP, área com elevados níveis de vulnerabilidade social.

A mostra reúne imagens do cotidiano da convivência criativa entre as pessoas idosas do Centro de Convivência e percorre até dezembro outras estações da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô.

As imagens remetem à sabedoria das pessoas idosas e aos valores que dão sentido à existência humana. Para Maria Cândida de Oliveira Souza, 79 anos, participante do Centro de Convivência, desde o início, além da oportunidade de trocar conhecimentos e se expressar por meio das atividades artísticas, o acolhimento é muito importante: “hoje ninguém se abraça, se olha, se escuta… Agora tenho isso e me sinto feliz.”

“O envelhecimento tem o seu papel no processo de desenvolvimento humano. É uma oportunidade de recontar a história, redimensionar as mágoas, reconectar com a vida que pulsa, encontrando motivação e um novo lugar de pertencimento na família e na sociedade”
Monica Rosales
Co-fundadora e Presidente da Associação São Joaquim de Apoio à Maturidade

UM OLHAR ATENTO PARA O ENTARDECER DA VIDA

A partir de trechos de poemas consagrados, a Associação São Joaquim de Apoio à Maturidade apresenta imagens de seu cotidiano em seu Centro de Convivência e traz à tona a necessidade de um olhar atento à causa do idoso.

O que significa ter um olhar atento para o entardecer da vida?

Rubem Alves tem um belo texto intitulado: ‘A complicada arte de ver’. Diz ele em um dos parágrafos: realmente ver é muito complexo. Isso é estranho porque a física do olho é idêntica a física óptica de uma máquina fotográfica. O objeto do lado de fora aparece refletido do lado de dentro. Mas existe algo na visão que não pertence à física. Há muitas pessoas de visão perfeita que nada vêem.

O que isso nos diz acerca de como vemos a velhice, especificamente? Tudo. Essa categoria velhice ainda é invisível, socialmente falando.

Estamos em uma janela de oportunidade para preparar um mundo mais acolhedor, respeitoso e humano para os velhos do futuro próximo, que seremos nós. Vivemos os últimos momentos da última geração que os filhos, bem ou mal, sentem a obrigação de cuidar dos pais e são socialmente cobrados para isso.

Os desafios para as políticas públicas estão colocados em todas as áreas, da saúde a seguridade social, habitação, acesso a bens e serviços, etc. Mas, e para cada um de nós, quais são os desafios? Já se perguntou: o que é que eu tenho a ver com isso?

Trecho do livro Cenas de vida na Aldeia: um olhar atencioso ao entardecer da vida a partir da experiência de atuação da Associação São Joaquim de apoio à maturidade, organizado por: Neuza Correia Cavalcante, psicóloga com especialização em gerontologia. Colaboradora da Associação São Joaquim de apoio à Maturidade, assessora técnica na Área de Saúde da Pessoa Idosa no Município de São Paulo.

Fotos: Naná Bastos
Roberta Andrade Aparicio

SERVIÇO:
Estação Tatuapé – A partir de 30/09