A horta da Associação São Joaquim é um espaço de aprendizado conjunto sobre cultivo da terra e das relações. Além de reuniões e conversas para a construção coletiva, o grupo segue realizando projetos. Este semestre foi realizada a pavimentação do caminho até a horta, idealizada por Raimundo e feita com a ajuda do Naldo e do Joaquim. A limpeza do entorno dos canteiros está sendo chamada de Projeto Belezura e vêm sendo capitaneado pelas mulheres: Helena Marchiolli, Izabel e Bernardina, e conta com a ajuda de outras pessoas.

O planejamento para manutenção e ações futuras é contínuo, sempre pensando nos os próximos passos, como revitalizar a terra, tornar mais regular o piso do rancho, fazer a manutenção dos marcadores com nomes das hortaliças, entre muitas outras ações coletivas.

A horta conta com muitas pessoas voluntárias, entre elas temos tido o apoio de gente que entende do assunto, como a Angélica Brückner da Makaia Jardim e Horta e Marina Pascon, que têm feito importantes contribuições para o desenvolvimento do projeto. Angélica nos presenteou com 6 metros cúbicos de terra mista, que estávamos mesmo precisando. A voluntária Eleonora Sampaio Caselato conta que “no dia 5 de setembro passamos uma manhã muito especial na horta, com a visita da Marina Pascon. Papeamos muito sobre o trabalho realizado e sobre várias coisas que podemos fazer para incrementar ainda mais horta da São Joaquim. E para completar, tomamos um cafezinho com bolo!”

“Obrigada, Marina, por compartilhar mais uma vez seu conhecimento conosco!” Helena
 Marchiolli

“Que maravilha! Saber que alguém com um conhecimento maior compartilhou, para melhorar
o nosso conhecimento.” Maria Geralda

O grupo faz sempre uma reunião mensal, alinhando as ações e combinados. Também se reúnem para tomar lanche sempre com uma café caprichado, com direito a conversa sobre os aprendizados.

O que nasce na horta vai pra mesa! Em setembro, por exemplo, teve a torta de escarola da horta, feita pela Ana e servida pela Branquinha. As flores que lá nascem enfeitam a Associação São Joaquim. E quando tem uma colheita maior, é realizada uma feirinha, um sucesso: “vendemos espinafre, escarola, couve e peixinho da horta. Foram 75 sacolinhas vendidas”, conta Eleonora.

Colheita!

Laércio já aproveitando a terra recebida para refazer
o canteiro elevado:

 

 

 

Raimundo fazendo as placas para
identificar nossas plantas:

 

Francisco semeando coentro no canteiro já
identificado!

 

Deliciosa farofa de feijão guandu colhido na horta e preparada pela esposa do Francisco:

 

 

 

 

 

 

E seguimos cultivando encontro e vida!