Com as mãos no barro o grupo de cerâmica modela formas de realizar e aprender junto

A Oficina de cerâmica, ministrada pela voluntária Beatriz Barcellos Pereira Lira, a Bia, oferece modelagem na Associação São Joaquim para um grupo de pessoas idosas. Bia conta que neste primeiro ano de aulas se sente realizada com o trabalho da turma, hoje com 8 integrantes: “o resultado, para além das peças produzidas, vem do que o processo proporciona de troca, de apoio mútuo, de descoberta e de realização”, pondera ela.

2013-11-18 10.12.01

Com sorriso estampado no rosto, as participantes contam que adoram o dia de virem mexer no barro, e sentem falta quando ficam longe por muito tempo. O grupo passou por todo o processo de feitura das peças, que foram queimadas uma primeira vez em alta temperatura no ateliê da professora. As peças são queimadas mais uma vez após a pintura com os esmaltes. “Usamos a técnica engobe para pintar, que tem um melhor custo, basta saber onde conseguir bons pigmentos”, explica Bia, animada para a exposição de final de ano na Associação, onde estarão os trabalhos das alunas.

As conquistas são importantes para trabalhar a auto estima das participantes. Albertina trabalha no seu primeiro vaso grande, com 22cm. “Elas ficaram entusiasmadas! Eu também!” Conta a Bia.

Captura de tela 2013-11-25 às 11.52.14

Além do apoio imprescindível do grupo, a oficina contou este ano com importantes doações  de material. Nossa gratidão para as ceramistas da região Suca Mazzamati, Renata Cook, Regina Esher, Sandra Sender, Neide Caldas e Eliane Rozalo  Oliveira Cruz (Lica) e para a professora Bia que mobilizou as forças e realizou este trabalho.

A turma segue animada para continuar a mexer a terra com as mãos e aquecer os corações.  Aprender junto e colocar no mundo lindas peças de barro, além de trabalhar o desenvolvimento pessoal.

2013-11-18 11.50.45

 

2013-11-18 10.06.09

Newsletter

Gostaria de ficar por dentro das novidades da Associação São Joaquim? Preencha os campos ao lado e receba nossa newsletter.

Nossos Parceiros

Selo e Prêmio

(11) 4186-0520 | Estrada João Fasoli, 701 - Jardim Marilu, Carapicuíba-SP - CEP 06343000 | saojoaquim@saojoaquim.org.br

  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook
  • Twitter