Como nasceu?

O projeto PALAVRA CONVIVÊNCIA nasce da necessidade de ampliar as oportunidades de socialização no Centro de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos da Associação São Joaquim de Apoio à Maturidade, voltado para a inclusão e melhoria da qualidade de vida de 300 pessoas idosas que vivem em Carapicuíba -SP, localidade caracterizada por alta vulnerabilidade social.

A idéia surge a partir do trabalho realizado por voluntários de inclusão digital, roda de conversa de homens e pela voluntária Eleonora Sampaio Caselato, com oficinas que envolvem a palavra escrita, incentivada por atividades como, por exemplo, a criação de bichos de crochê e de histórias para eles, resultando no conto “Leozinho, o leão sonhador, uma história de crianças para adultos”, da idosa Maria de Lourdes Franciscatti, que virou o livro digital que você pode ganhar ao apoiar este projeto!

O que precisamos?

Os materiais necessários para potencializar estes trabalhos são os jogos de memória com palavras, jogos de tabuleiro, murais temáticos móveis, imagens impressas de pinturas e fotografias, alfabeto colorido, livros, jornais, revistas, cartolinas, giz de cera, canetas hidrográficas e lápis de cor, alfabeto colorido, cadernos em branco com Títulos como: “Livro de Memórias de Família” e o “Livro de Histórias Inventadas”, que serão preenchidos pelos idosos e famílias .

A sala também ganha uma mesa redonda, bancada, 2 poltronas e 2 computadores simples com internet. Clique aqui para ver o orçamento.

Como Funciona?

O espaço é aberto no horário de atividades e é livre. No entanto, prevê a presença de voluntários facilitadores na sala, em alguns horários por semana, com o objetivo de fomentar e potencializar a utilização dos recursos de convivência criativa e fomentar conversas temáticas relacionadas a assuntos e interesses individuais, como escrever uma carta, até gerais como rodas de conversas entre homens, sobre cidadania, troca de receitas, entre outras. Conta com 3 voluntários/as que darão oficinas de inclusão digital no espaço, ampliando as possibilidades de relacionamento e uso da palavra.

O espaço vai possibilitar que centenas de idosos possam desfrutar da companhia e da troca de atenção com outras pessoas, condição necessária para a dignidade e para a qualidade de vida nesta fase da vida.

Vamos juntos ampliar a abrangência e a profundidade do trabalho realizado desde 2006 pela Associação São Joaquim de Apoio à Maturidade, que realiza em torno de 50 mil atendimentos por ano em prol do envelhecimento digno e pleno de sentido!

#queroenvelhecimentodigno