O último período nos mostrou a importância da convivência nas nossas vidas e também o quanto é importante cuidar das pessoas que conquistaram a velhice. Ao nascer, começamos a envelhecer. Valorizar este processo é reconhecer a vida como uma oportunidade de desenvolvimento, onde a velhice é a etapa mais avançada, uma conquista que deve ser vivida com dignidade. Retomamos as atividades presenciais e continuamos a oferecer opções virtuais, que se mostraram benéficas para muitas pessoas.

Espaços de encontro, descanso, convivência e leitura, as tendas têm sido caminhos experimentados no dia a dia do Centro de Convivência para acolher as diferentes necessidades das pessoas idosas que estão voltando para as atividades presenciais.

Estar junto, sentir-se acolhido/a, seguro/a e pertencente, gera confiança para que se estabeleçam as relações e o fortalecimento de vínculos.

A importância da socialização ficou muito clara nos nossos tempos.

A importância da socialização ficou muito clara nos nossos tempos. Você sabia que o fortalecimento de vínculos gera sentimentos de valorização e potência para agir?

A convivência e os vínculos permitem que as pessoas se constituam como sujeitos a medida que se relacionam. Entender o mundo e atuar sobre ele só é possível por meio das relações sociais.

Na Associação São Joaquim promovemos encontros que afetam e promovem a transformação, cantar junto, por exemplo, tem sido uma maneira de fazer soar a voz e fazer música, fazer parte, Ser coletivo.

Como Centro de Convivência, uma política pública do SUAS, os encontros buscam promover a expansão da vida e o sentimento de valorização.

Fonte:
Brasil. Ministério do Desenvolvimento Social.
Concepção de convivência e fortalecimento de vínculos – Brasília, DF: MDS, Secretaria
Nacional de Assistência Social, 2017.