Evento que ocorre em toda a Grande São Paulo de 13 a 18 de setembro visa incentivar a qualidade de vida na terceira idade

Incentivar a integração entre corpo e mente. Esse é apenas um dos objetivos da segunda edição da Virada da Maturidade, que acontece simultaneamente em várias cidades da região metropolitana de São Paulo, entre os dias 13 e 18 de setembro. A Associação São Joaquim de Apoio à Maturidade, entidade sem fins lucrativos que é referência no desenvolvimento de projetos de qualidade de vida para idosos, participará do evento como parte da celebração de seus 10 anos de atuação.

A Virada da Maturidade foi criada em 2015 para dar foco na riqueza cultural e histórica que existe em cada pessoa, resgatando o melhor dos idosos e incentivando discussões que favoreçam a reflexão sobre o bem envelhecer. “Queremos mostrar para todas as gerações que existe um universo de envelhecimento ativo”, relata Fernanda Gouveia, organizadora do evento. “Vamos promover reflexão e oferecer atividades culturais de desenvolvimento físico e mental, onde o idoso seja o protagonista”, completa.

Serão várias atividades, como música, teatro, atividades manuais especiais, contos, dança sênior, entre outras atividades integrativas. A Associação São Joaquim abrirá suas portas para visitas guiadas, a fim de compartilhar suas melhores práticas. Serão dois turnos pela manhã, sendo um no dia 15 e um no dia 16. Os visitantes acompanharão idosos em aulas de música, dança e teatro. “O objetivo é divulgar a nossa metodologia, que engloba atendimentos de socialização, físicos, manuais, artísticos, cognitivos e de autoconhecimento”, antecipa Mônica Rosales, diretora e uma das fundadoras da Associação.

Durante o evento duas atividades ganharão foco especial, a apresentação da Orquestra de Violões e da Folia de Reis, ambos grupos com atividades contínuas na Associação. “O trabalho com a música resulta para os idosos em um caminho de construção de autoestima e de possibilidade de realização de sonhos na maturidade, como cantar ou aprender a tocar um instrumento. Escolhemos um repertório que tem significado para eles, valorizando a experiência de vida de cada um”, explica Mônica. Os eventos ocorrerão no sábado (17) e no domingo (18), a Orquestra na própria Associação, e a Folia em um dos palcos da Virada, espalhados pela cidade.

Paralelamente, a diretora, que também é terapeuta artística e biográfica, irá realizar uma palestra na PUC São Paulo, no dia 15, sobre Envelhecimento Ativo, onde abordará a importância da qualidade de vida na terceira idade. “Nossa experiência de 10 anos na Associação São Joaquim mostra que é preciso ir além das atividades físicas e manuais. Prezamos por centros de convivência que não ofereçam apenas atividades desconexas, mas sim com uma metodologia que siga um método terapêutico e lógico para um envelhecimento pleno”, defende.

Para finalizar, no dia 17, a ONG irá oferecer um evento aberto a profissionais da área de cuidado com o idoso e pessoas interessadas em trabalho social. Haverá um café da manhã com uma mesa redonda com especialistas falando sobre envelhecimento pleno. Entre eles estão Jorge Félix, do Portal da Longevidade, Plínio Cutait, mestre em reiki e responsável pelo Departamento de Práticas Integrativas do Hospital Sírio Libanês, Simone Spadafora, mestre gerentóloga e diretora da São Joaquim, além de Neuma D’Ávila Pinto Nogueira, assistente social do Grupo Vida. Fátima Belo será a mediadora da discussão. Na ocasião acontecerá, ainda, o lançamento oficial do relatório de 10 anos da Associação.

O objetivo central da São Joaquim na Virada da Maturidade é disseminar suas metodologia de trabalho, que são inspiradas na imagem antroposófica de homem e é inspirada na salutogênese, termo que designa a busca das razões que levam alguém a estar saudável. “Buscamos estimular o corpo, a mente, a memória, sem deixar de lado a vida psíquica, através da reflexão e meditação. Isso auxilia na lida com sentimentos, renova o desejo de viver e traz um sentimento de atuação no meio. Queremos que nossa história e conquistas sejam compartilhadas para que mais centros de convivência para idosos possam seguir os mesmos princípios”.

Serviço:

Programação completa da Virada, clique aqui.
Programação da Virada da Maturidade 2016 na Associação São Joaquim:
Visitas guiadas
Quando: Dias 15 e 16 de setembro, às 9h.
Onde: Casa Azul – Associação São Joaquim de Apoio à Maturidade – Estr. João Fasoli, 701 – Jd. Marilu, Carapicuíba
Transporte gratuito: checar local de saída no site:http://www.viradadamaturidade.com.br/
Inscrições: pelo e-mail desenvolvimento@saojoaquim.org.br.Vagas limitadas.

A implantação de um projeto social: Centro de convivência inspirado na Salutogênese
Quando: Dia 15 de setembro, às 14h.
Onde: PUC São Paulo – R. Monte Alegre, 984 – Perdizes, São Paulo
Inscrições: pelo e-mail desenvolvimento@saojoaquim.org.br. Vagas limitadas.

Orquestra de violões
Quando: Dia 17 de setembro, às 15h.
Onde: MOSTRA DE TALENTOS DA VIRADA DA MATURIDADE (14:00 às 18:00) TEATRO FECAP – Avenida da Liberdade, 532 – Metrô Liberdade
Inscrições: pelo e-mail desenvolvimento@saojoaquim.org.br.

Folia de Reis
Quando: Dia 17 de setembro, às 15h.
Onde: MOSTRA DE TALENTOS DA VIRADA DA MATURIDADE (14:00 às 18:00) TEATRO FECAP – Avenida da Liberdade, 532 – Metrô Liberdade
Inscrições: pelo e-mail desenvolvimento@saojoaquim.org.br.

Mesa Redonda – Diálogos sobre o Envelhecimento Pleno
Quando: Dia 17 de setembro, das 9h às 12h30
Onde: Casa Azul – Associação São Joaquim de Apoio à Maturidade – Estr. João Fasoli, 701 – Jd. Marilu, Carapicuíba
Inscrições: pelo e-mail desenvolvimento@saojoaquim.org.br.
Vagas limitadas.

Sobre a Associação São Joaquim de Apoio à Maturidade:
A Associação São Joaquim de Apoio à Maturidade é uma entidade sem fins de lucro que presta serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para pessoas idosas, na cidade de Carapicuíba-SP. Atua no atendimento de 300 beneficiários diretos e colabora com a garantia de direitos e com a melhora da qualidade de vida das pessoas idosas do município por meio de representação em conselhos paritários e empoderamento cidadão dos usuários. O objetivo é oportunizar um envelhecimento saudável e ativo, a autonomia, inclusão e valorização do idoso, colaborando para que exerçam sua cidadania e possam atuar como força integradora no meio em que vivem.

Informações para a imprensa:
InformaMídia Comunicação
Welton Ramos
ramos@informamidia.com.br
(11) 2834 9295/ (11) 98760 7396