PROJETO INCLUSÃO DIGITAL 2020

CONECTA LONGEVIDADE 2020
Inclusão digital 60+



OBJETIVO
O Objetivo do projeto CONECTA LONGEVIDADE 2020 é promover a inclusão digital desde os domicílios dos beneficiários, adequando-se às estratégias desenhadas para enfrentamento da crise de saúde mundial, que se encontra descrita abaixo neste projeto.

Em execução desde 2012, o projeto CONECTA LONGEVIDADE ganhou ainda mais relevância frente à situação de pandemia que acomete o mundo. A proposta visa a aumentar a abrangência e a eficácia do projeto, que agora amplia suas ações frente à necessidade de convivência virtual que o momento impõePara tanto, buscamos parceiros doadores de celulares, tablets e computadores para as pessoas idosas que não possuem, viabilizando a ampliação do impacto desta iniciativa que busca diminuir os riscos sociais do isolamento, agravados pelo momento em que vivemos. Dos 350 atendidos, cerca de 250 têm aparelhos, sendo que em torno de 100 pessoas precisam de um celular com acesso à internet (chip com plano). A inclusão digital é definida como ´o acesso à informação por meio das redes digitais, nas quais a informação, após ser reelaborada, torna-se conhecimento trazendo melhor qualidade de vida´. Neste sentido, o projeto permite que as pessoas idosas possam se conectar com outras nas redes sociais, fomentar amizades, buscar ajuda, acessar direitos e participar do mundo digital, evitando o isolamento total e gerando envolvimento e valorização também no âmbito familiar. 

Aprender a usar o celular, o computador ou um tablet significa para muitas pessoas idosas a possibilidade de obter novos conhecimentos, participar da sociedade e resgatar a autoestima. A inclusão digital permite a inclusão e interação do idoso com a sociedade. Para Ayala (2009), o próprio processo de envelhecimento leva a alterações de hábitos e no cotidiano de pessoas idosas – tendência ao isolamento e redução das possibilidades de convivência. Para estes casos, a rede digital pode ser uma alternativa para a interação com a família e sociedade em geral. O projeto se alinha aos ODS, relativo a Desigualdade Social (ODS10) é esperado, até 2030, empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todas as pessoas.Até 2019 os atendidos tiveram acesso a conhecimentos novos como redes sociais, orientação sobre como realizar uma pesquisa sobre temas específicos de interesse, uso básico do celular, como acessar serviços úteis no dia-a-dia, como usar o word entre outros. A demanda atual é continuar este trabalho virtualmente com ferramentas como ZOOM e outras plataformas de convivência e aprendizado virtual e incluir as pessoas idosas que não tem acesso digital em casa, doando aparelhos.         

 

PÚBLICO ATENDIDO

Este projeto atende 350 pessoas idosas usuárias da Associação São Joaquim, para possam ter acesso ao mundo digital e dominar as rotinas de uso de ferramentas informatizadas, visando obter assim o sentimento de pertencimento à atual sociedade, sendo beneficiados pela obtenção de informações e aprendizagem continuada, o que gera oportunidades de fortalecer a cidadania, a autoestima, a autonomia e a inclusão de todas as pessoas idosas atendidas. O público atendido é composto por pessoas com 60 anos ou mais que residem no município de Carapicuíba-SP.  A escolaridade das pessoas idosas atendidas apresenta 69% ensino fundamental, 23% ensino médio, 1% ensino superior,1% ensino técnico, 6% não alfabetizado. Entre as pessoas idosas atendidas 55% têm entre 60 e 69 anos e do total 86% são mulheres. A média da renda familiar aproximada é de dois salários mínimos.

PLANO DE AÇÃO PARA ENFRENTAMENTO DA CRISE DE SAÚDE

Abaixo estão descritas as estratégias traçadas no Plano de Gestão da Crise, elaboradas pela equipe de Desenvolvimento Institucional. O atendimento foi adaptado para a exigência do isolamento social e foi realizado por meio de:

1) Ligações para as pessoas dos grupos atendidos para acompanhar os casos mais vulneráveis, bem como plantão de atendimento telefônico (de segunda a sexta das 9h às 11h) com encaminhamento das demandas – psicológicas ou sociais. Atendimento às demandas individuais de ajuda para acesso digital e acesso a direitos, registradas em planilha. 

2) Grupo institucional de WhatsApp com todos/as os/as usuários/as que têm acesso digital (ou por meio de familiares), onde estão sendo passadas diariamente informações confiáveis e atividades diárias elaboradas pelos colaboradores e voluntários em vídeos, lives, entre outras mídias, mantendo  a oferta de atividades e orientação.    

3) Publicações sistemáticas nas redes sociais de informações oficiais da Prefeitura e outras fontes confiáveis, favorecendo o enfrentamento da crise e o exercício da cidadania. 

4)  Atividades realizadas em grupos fechados por turma, com atendimento de convivência virtual por Zoom em torno de temáticas como: Inclusão digital, Música, Cidadania, Terapia Comunitária, Grupo de Homens, Rodas de Diálogo, Autocuidado, Costura e teatro.5) Mobilização de cestas básicas doadas na cidade de Carapicuíba- SP. A Campanha continua por tempo indeterminado visando suprir as necessidades essenciais dos usuários, seus conhecidos e também beneficiários de organizações parceiras da rede de atendimento da cidade.

 
      

RESULTADOS DO PLANO DE AÇÃO PARA ENFRENTAMENTO DA CRISE DE SAÚDE

Em Abril foi realizada uma pesquisa com os usuários atendidos por meio de formulário com intuito de avaliar o resultado das estratégias implementadas em março devido a pandemia, bem como identificar outras demandas. A pesquisa evidencia que os usuários aderiram às formas de atendimento propostas, a maioria está recebendo e acompanhando as atividades e informações, sendo que dos 72 entrevistados,  96,7% estão recebendo e acompanhando as atividades diárias por WhatsApp, 57% tem feito as atividades regularmente e 30% ás vezes. Dos 350 atendidos, cerca de 250 estão inseridos no Grupo de WhatsApp Institucional, sendo que em torno de 100 pessoas não têm acesso ainda.

Muitos usuários deram depoimentos no atendimento individual de que a assistência prestada está sendo muito importante e se sentem acolhidos. A usuária Neiva Bernardes, por exemplo,  relata “que o atendimento psicológico e o acompanhamento da equipe por telefone, e também o contato com as amigas da associação, estão sendo muito importantes para passar por este momento difícil”, e que está muito grata por não estar se sentindo sozinha no enfrentamento dos seus desafios. As atividades de convivência on-line, realizadas em grupos, tiveram avaliação positiva dos participantes, portanto foi ampliada a oferta deste tipo de atendimento com mais oficinas oferecidas. Os encontros virtuais se mostraram importantes para aproximar as pessoas, promover conversas e apoio mútuo e promover a convivência, diminuindo significativamente o sentimento de solidão. O atendimento telefônico permitiu dar assistência às necessidades específicas dos usuários sendo as mais frequentes: atendimento psicológico, ajuda com auxílio emergencial, cesta básica e higiene, orientações gerais, agradecimentos e encaminhamentos para rede socioassistencial e ajuda na garantia de direitos. A mobilização e distribuição de cestas básicas foi de extrema importância no período, com 700 cestas básicas e kits de higiene distribuídos. A pesquisa realizada levantou também uma lista de pessoas idosas indicadas pelos usuários que precisam de alimento, estas solicitações foram atendidas.  Entrega cestas básicas

 

Atividades diárias e informações relevantes 


 


Associação São Joaquim de Apoio à Maturidade

A Associação São Joaquim de Apoio à Maturidade, fundada em 2006, é uma organização sem fins lucrativos que presta serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para 350 pessoas idosas na cidade de Carapicuíba – SP, localizada na região grande oeste de São Paulo. 

O objetivo do trabalho é oportunizar a socialização, o fortalecimento de vínculos, a inclusão, a manutenção da autonomia, a valorização e a garantia de direitos das pessoas idosas. Com isso, colaboramos para diminuir a vulnerabilidade evitando o isolamento, de forma que as pessoas longevas possam compartilhar sua sabedoria, exercer sua cidadania e atuar como força integradora no meio em que vivem. O trabalho social é de grande relevância para a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas no município de Carapicuíba.

Saiba mais: www.saojoaquim.org.br

Agradecemos e ficamos à disposição,
Monica RosalesCPF 101.928.978-37Presidente Associação São Joaquim de Apoio à MaturidadeCNPJ.: 08.423.734/0001-95

 

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