Plano de atendimento e comunicação para enfrentamento da crise​

Seguindo as recomendações dos órgãos competentes​ em relação ao isolamento social, OMS, Ministério da Saúde, Governo do Estado (DECRETO Nº 64.864,DE 16 DE MARÇO DE 2020), Prefeitura do Município de Carapicuíba (DECRETO Nº 4.981, DE 21 DE MARÇO DE 2020 da Prefeitura Municipal de Carapicuíba  e PORTARIA 01/2020 da Secretaria de Assistência Social e Cidadania/SASC) em relação ao Covid-19 relacionadas às medidas de isolamento social, mantemos a suspensão do atendimento presencial dos 350 idosos frequentadores  da Associação São Joaquim de Apoio à Maturidade.

Entretanto, reconhecendo as vulnerabilidades do nosso público atendido, não apenas físicas mas também emocionais e socioeconômicas,​ foi elaborado um ​plano de atendimento e comunicação para gestão da crise​ (tabelas abaixo)​​. 

Lançamos a Campanha Rede Solidariedade 60+ , uma ponte de acesso aos idosos que faz chegar itens de necessidades básicas alimentares e de higiene pessoal e domiciliar. 50 cestas já foram doadas nessa campanha. ​Neste momento acontece a segunda fase, seja um voluntário/a doando ou buscando doadores. Clique e participe: https://www.saojoaquim.org.br/campanha-rede-solidariedade-60/

Para as necessidades anímicas advindas do isolamento, medo e ansiedade, foi implementado um grupo de escuta terapêutica e psicológica e encaminhamento de demandas  para a rede (saúde, assistência social), orientações e garantia de direitos.

Montamos um grupo de WhatsApp com todos os idosos e ou familiares, com o objetivo do grupo de manter uma agenda semanal virtual​ de atividades​,​ assim como​ repassar mensagens confiáveis sem disseminar medo ou promover maior ansiedade. Os oficineiros realizam atividades também em grupos privados.

Desenvolvemos uma agenda de postagens no Facebook para o repasse de informações confiáveis relevantes para o momento, além de compartilhar algumas das sugestões diárias de ​atividades​ mencionadas acima com toda a comunidade.

Implementamos também um plantão telefônico de escuta individualizada dos usuários, entre 9 e 11h, de segunda a sexta, através do telefone 4186 0520 da Associação. Essa escuta pretende identificar necessidades particulares​ e serão encaminhadas de acordo com a necessidade​. Os casos de maior vulnerabilidade serão priorizados.

Abaixo segue o plano de atendimento e comunicação para gestão da crise:

Newsletter

Gostaria de ficar por dentro das novidades da Associação São Joaquim? Preencha os campos ao lado e receba nossa newsletter.

Nossos Parceiros

Selo e Prêmio

(11) 4186-0520 | Estrada João Fasoli, 701 - Jardim Marilu, Carapicuíba-SP - CEP 06343000 | saojoaquim@saojoaquim.org.br

  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook
  • Twitter