Dançando a Vida – Cartas viram arte em encontro de gerações

Histórias de vida de pessoas idosas enviadas por cartas inspiram dançarina e seus alunos a produzirem coreografias de dança contemporânea

O processo criativo que resultou nestes incríveis vídeos começa com cartas enviadas pelo grupo de pessoas idosas da Oficina da Palavra, que acontece hoje virtualmente todas as segundas na Associação São Joaquim, para a dançarina Yasmine Zaitune Vittiello, ex-aluna de Eleonora Caselato, responsável pela oficina ao lado de Helena Marchiolli.

 

 

No começo do ano Eleonora reencontrou com Yasmine, dançarina, professora e proprietária do Espaço Cultural Mo Li Hua, e contou do trabalho da Oficina da Palavra na Associação São Joaquim, com o entusiasmo que o relacionamento com os alunos transmitem a ela.  Yasmine adorou a ideia de fazer uma parceria e propôs conhecê-los.

“Estávamos combinando nosso primeiro encontro quando a pandemia chegou. Por um tempo, achamos que a chance tinha se perdido”, conta Eleonora, “mas a internet veio nos salvar”, completa. Vários alunos conseguiram se conectar por videoconferência e o trabalho pôde ser retomado de um jeito diferente, experimental.

“Uma coisa que aprendi na vida, que sempre digo aos meus alunos, é que se você se dispõe verdadeiramente a fazer algo, o Universo se abre para que chegue alimento para seu projeto”, diz Eleonora, que tem feito da Oficina da Palavra um espaço de visitas, parcerias e encontros.

E assim foi, na reinvenção do projeto, Eleonora foi intermediária no primeiro contato entre o grupo e a dançarina, pedindo para que os participantes da oficina escrevessem cartas contando coisas da vida, que sabe que gostam de fazer.

As cartas foram enviadas e a dançarina as respondeu com vídeos em que ela e alguns de seus alunos dançam inspirados no que foi escrito em cada carta! A recepção do grupo aos vídeos foi muito emocionante. 

Após o grupo ver os vídeos, foi realizado um encontro virtual com a Yasmine, para trocar os sentimentos suscitados por essa atividade, o que a inspirou em cada carta, o que cada um sentiu ao assistir o seu vídeo.

Este capítulo do encontro incluiu ainda mais emoções e aprendizados, pois puderam se ver e conversar sobre todo o processo de criação conjunta.

Conheça aqui todas as cartas enviadas
Assista aos vídeos em resposta

Ainda teremos mais capítulos cheios de histórias de vida e aprendizados por meio do encontro entre gerações!

 

O que você achou? Conte pra gente, vamos adorar receber o seu comentário!

Clique aqui para fazer parte desta história contribuindo para a manutenção das atividades no Centro de Convivência.

Newsletter

Gostaria de ficar por dentro das novidades da Associação São Joaquim? Preencha os campos ao lado e receba nossa newsletter.

Nossos Parceiros

Selo e Prêmio

(11) 4186-0520 | Estrada João Fasoli, 701 - Jardim Marilu, Carapicuíba-SP - CEP 06343000 | saojoaquim@saojoaquim.org.br

  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook
  • Twitter