Cultive a longevidade no Dia de Doar!

A HORTA COMUNITÁRIA NASCEU ESTE ANO E JÁ DEU MUITOS FRUTOS!

Além do alimento fresquinho e saudável, outras colheitas são feitas na horta do centro do convivência da Associação São Joaquim de Apoio à Maturidade: troca de saberes, resgate de técnicas tradicionais de cultivo, convivência social e preservação ambiental, sem falar na promoção do bem-estar!

Faça parte!

A horta envolve um grupo de pessoas idosas da Associação São Joaquim, além de contar com parceiros/as e voluntários/as que fazem toda a diferença! No início o trabalho foi intenso! Capinar todo o mato, remover entulho e lixo da terra, conhecer o terreno, planejar o plantio… Com quase um ano de ação os frutos são de toda ordem na horta comunitária CULTIVO SER!

Plantando colaboração

O grupo se reúne um sábado por mês com a parceira Marina Pascon (Engenheira Agrônoma especializada em agricultura orgânica). Juntos realizam os mutirões, as reuniões de planejamento e troca de saberes, como a feitura das bolinhas que receberam os preparados biodinâmicos para curar a terra.

Relações incríveis de colaboração estão sendo mantidas com Angélica Bruckner (da Makaia Jardim e Horta) e Flávia Cunha e Nadine Miranda (da Casa Causa), que orientaram o processo de Reciclagem do lixo institucional que é feita atualmente! O lixo orgânico vai para a compostagem, realizada também com a orientação delas. Eleonora Caselato conduz a Oficina da Palavra na associação, participa e incentiva das ações na horta envolvendo as pessoas, viabilizando os cuidados diários necessários e propondo ações criativas. E a oficina de Culinária Sustentável, facilitada por Tânia Matos, dá um destino incrível para parte da produção da horta comunitária!

As pessoas envolvidas demonstram melhora significativa de motivação e autoestima!

Antonio Domingos, 71 anos, por exemplo, se envolveu em cada etapa do processo. No início, capinamos um cantinho pra começar”, conta ele. “Depois, e a água? Descobrimos que no local tem muita água, foi só cavar!” Foi então que ele compartilhou o seu conhecimento acerca de como se faz uma cacimba e a fizeram. Quando recebemos visitas, Antonio mostra para todo mundo a linda horta. Mas sua maior alegria mesmo é ver o neto regando as plantas junto com ele.

Onde será investido o recurso?

Aos poucos a horta está crescendo!

Coberturas para gerar sombra estão começando a ser feitas, e também alguns canteiros altos de bambu, com os canteiros altos será possível a participação de todos no plantio e na colheita! Os próximos passos pra são implementar um sistema de irrigação e terminar os canteiros. O recurso será investido também em sementes, mudas e ferramentas!

Para dar este passo contamos com a sua parceria!  Cultive longevidade!   

Faça parte!

As conquistas do projeto não param por aí! Acreditando na aproximação entre gerações, o Colégio Agostinho e a São Joaquim alimentam uma parceria que dura alguns anos. Em 2019, 25 alunos e 25 usuários da São Joaquim se reuniram para conviver, regar e colher. Foi a maior farra!

A Horta, a reciclagem do lixo na Associação e as oficinas ligadas à sustentabilidade têm gerado consciência ambiental e ação efetiva em prol do meio ambiente, venha fazer parte desta história!

Resultados: 

Convivência e participação social

Troca de saberes sobre técnicas de cultivo e propriedades das plantas

Empoderamento pessoal

Melhora do bem-estar e da autoestima

Alternativas viáveis para a sustentabilidade e promoção da saúde

Estabelecimento de parcerias

Resgate de memórias e conhecimentos tradicionais

Valorização da pessoa idosa

Parcerias que beneficiam a todos/as os/as envolvidos/as

QUEM SOMOS?

A Associação São Joaquim de Apoio à Maturidade, fundada em 2006, é uma organização sem fins lucrativos que presta serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para 335 pessoas idosas, em situação de vulnerabilidade social residentes na cidade de Carapicuíba – SP, localizada na região grande oeste de São Paulo. O objetivo do trabalho é oportunizar a socialização, o fortalecimento de vínculos, a inclusão, a manutenção da autonomia, a valorização e a garantia de direitos das pessoas idosas. Com isso, colaboramos para evitar o isolamento e outros riscos sociais, de forma que as pessoas longevas possam compartilhar sua sabedoria, exercer sua cidadania e atuar como força integradora no meio em que vivem.

O trabalho social é de grande relevância para a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas no município de Carapicuíba, realizando em torno de 50 mil atendimentos anuais.

Vem com a gente!

Newsletter

Gostaria de ficar por dentro das novidades da Associação São Joaquim? Preencha os campos ao lado e receba nossa newsletter.

Nossos Parceiros

Selo e Prêmio

(11) 4186-0520 | Estrada João Fasoli, 701 - Jardim Marilu, Carapicuíba-SP - CEP 06343000 | saojoaquim@saojoaquim.org.br

  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook
  • Twitter