Associação São Joaquim faz Parceria Intergeracional com escolas locais

A parceria da São Joaquim com escolas locais vem crescendo a cada ano, desde 2017. Entendemos a intergeracionalidade não apenas como sendo o convívio social entre pessoas de diferentes idades, mas sim a relação de convívio harmonioso que visa compreender os limites e as necessidades de cada geração, bem como as diferenças que elas comportam, através do respeito ao indivíduo e não apenas às suas características de idade. Ao todo já temos parceria com seis colégios da região.

O primeiro Colégio a firmar parceria foi o Colégio Agostinho, de Carapicuíba. Por meio de encontros com os idosos da Oficina da Palavra eles fazem trocas de cartas e  doações para nossa Festa Junina, arrecadando produtos com o público escolar no projeto Agostinho Abre o Coração. A parceria, que se repetiu pelo 3º ano consecutivo, tem dado bons frutos.

Já o colégio Sidarta  fez empréstimos de itens de decoração e sustentabilidade para o Arraiá da São Joaquim e realiza, em parceria com a São Joaquim e o Grupo Transition Granja Viana, o Café Reparo que acontece todos os anos e conta com a ajuda dos alunos na reparação/conserto gratuito. O Café Reparo é um local onde as pessoas com habilidades se encontram para reparar itens quebrados, dando uma segunda chance a coisas que iriam para o lixo.

A  Escola Tangará, faz visitas para integração com nossos usuários. Além, de participarem juntamente com os idosos das oficinas e conhecerem a casa por meio do olhar dos usuários. A parceria firmada possibilita grandes descobertas, histórias, resgate de memórias, ideias e envolvimento entre o grupo de crianças e idosos.

O Colégio São Domingos também iniciou o projeto de visitação aos usuários da São Joaquim. Recentemente, o Colégio Rio Branco cedeu uma apostila do curso “Uso de Redes Sociais na melhor idade” para ser utilizada em nossa oficina de Inclusão Digital com a voluntária Sabine Antonialli A.Vergamini, o material auxiliou nas aulas dos idosos e trouxe muito conhecimento às atividades.

No mês de julho, a São Joaquim, começou uma parceria com a Escola Maple Bear Brasil – Granja Viana, para integração com os idosos. O encontro foi um momento de conversa e conhecimento, os alunos apresentaram o projeto que estão desenvolvendo na escola sobre “Mistérios do tempo” e fizeram perguntas sobre as histórias de vida dos idosos. Assim, praticando a escuta e a interação com o público 60+. O projeto é desenvolvido com 15 alunos, entre 8 e 9 anos.

“Acreditamos ser muito importante para as crianças estar com idosos, oportunidade de convívio com indivíduos de outra faixa etária, com outras necessidades e possibilidades, diminuindo o preconceito e desenvolvendo o altruísmo.

A troca de experiência proposta possibilita outro olhar em relação ao idoso, faz com que as crianças levem para o seu convívio familiar maior paciência e respeito ao idoso, uma vez que já experimentaram o conhecimento e a riqueza da vivência por eles trazida” diz Flavia Cunha, da Escola Tangará.

As trocas intergeracionais, têm sido temas de trabalhos dentro desses colégios parceiros da São Joaquim. O projeto foi estruturado visando o desenvolvimento emocional e intelectual de ambos os participantes do grupo – o jovem e o idoso, trabalhando aos pares, sob os seguintes princípios fundamentais: Interatividade: convivência reflexiva entre os participantes, trabalhando em grupo e trocando opiniões, Afetividade e Cooperação: caráter participativo e coletivo, Inclusão: valorização da diversidade e desenvolvimento das habilidades, Motivação: capacidade de atração para trabalhar com a tecnologia e a Criatividade: desafio de pensar, pesquisar, organizando e expressando melhor as ideias.

O nosso muito obrigada a todos os alunos e funcionários dos colégios parceiros!

Newsletter

Gostaria de ficar por dentro das novidades da Associação São Joaquim? Preencha os campos ao lado e receba nossa newsletter.

Nossos Parceiros

Selo e Prêmio

(11) 4186-0520 | Estrada João Fasoli, 701 - Jardim Marilu, Carapicuíba-SP - CEP 06343000 | saojoaquim@saojoaquim.org.br

  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook
  • Twitter