A CONVIVÊNCIA EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO

Temos acompanhado o quanto as necessidades envolvidas no processo de envelhecimento têm sido evidenciadas pela crise de saúde. Uma vida digna e com qualidade é um direito das pessoas idosas. O cenário mundial atual revela as diversas dimensões dos direitos humanos que não estão sendo garantidos, as pessoas idosas (e tantas outras minorias) estão na margem da sociedade. Se esta dificuldade já estava colocada, com o contexto de pandemia elas se tornam gritantes.

Frente ao desafio, a Associação São Joaquim elaborou uma estratégia de enfrentamento da crise para continuar entregando à população idosa atendida os benefícios da convivência, mesmo em tempo de isolamento social.

Todos nós sabemos o quanto encontrar formas de estar junto e se sentir apoiado tem sido fundamental neste momento. A proposta de convivência virtual e acompanhamento individualizado oferecida têm permitido evitar os riscos do isolamento, fomentar a continuidade dos vínculos, oportunizar a aquisição e a troca de conhecimentos além de contribuir com o bem-estar físico e emocional das pessoas idosas, as mais afetadas neste contexto.

COMO MANTER A QUALIDADE DE VIDA E DIMINUIR VULNERABILIDADES?

Para isso, a Associação está se reinventando junto com as pessoas idosas. O Plano de Trabalho foi adaptado à exigência do isolamento social e realizado por meio do conjunto de ações:

Distribuição de 957 cestas básicas e 785 Kits de higiene, 350 Previgrip (home

opatia preventiva), 15 fraldas, 1400 máscaras e 272 álcool gel (Campanha Rede Solidariedade 60+

e Te Cuido Aldeia, em parceria com a Oca Escola Cultural).

Atividades virtuais diárias, informações e avisos são enviados em um Grupo institucional de WhatsApp com todos/as os/as usuários/as que têm acesso digital (ou por meio de familiares). Por ele são passadas as atividades diárias elaboradas pelos colaboradores e voluntários em vídeo, conferência virtual, entre outras mídias. Divulgação de informações relevantes para a causa nas redes sociais. A mobilização de celulares para quem não possui está em curso em parceria com o Colégio Rio Branco, visando a inclusão digital e o aumento do impacto da atuação.

Plantão de atendimento telefônico implementado para receber demandas específicas, inclusive o acompanhamento de casos de violação de direitos e encaminhamentos para o atendimento psicológico individualizado.

Com estes esforços, os aprendizados estão sendo muitos entre as pessoas ido

sas. Em torno de 80 idosos/as e famílias participaram da Festa Junina on-line (imagem abaixo), com direito à música e Bingo, evidenciando a adesão às tecnologias disponíveis. São oferecidas 16 atividades diferentes e 18 oficinas virtuais por semana. Com incentivo e carinho, aos poucos as pessoas foram perdendo o medo de apertar os botões e nos surpreendemos com…

CONQUISTAS NO ENTARDECER DA VIDA

A pesquisa realizada com amostra de 72 usuários evidencia a adesão a proposta, sendo que 96,7% estão recebendo as atividades diárias, 57% tem feito as atividades regularmente e 30% às vezes.

A usuária Neiva Bernardes, por exemplo,  relata “que o atendimento psicológico e o acompanhamento da equipe por telefone, e também o contato com as amigas da associação, estão sendo muito importantes para passar por este momento difícil”. 

As atividades realizadas em grupos virtuais, além da inclusão digital, estão promovendo a diminuição do sentimento de solidão, oportunidade de se manter ativo e convivendo. Os usuários reconhecem a importância do serviço essencial prestado a eles. Severina relata, por exemplo, que se não fosse a Associação São Joaquim não estaria passando bem esta fase de isolamento social, segundo ela,  alivia muito poder conviver, mesmo que virtualmente, e disse também que as orientações que recebeu ajudou a conseguir o auxílio emergencial.

A convivência na época do entardecer da vida é essencial, sendo o isolamento um dos principais responsáveis pela depressão e outros agravantes. O desafio de manter as pessoas idosas socializadas, acolhidas, apoiadas em suas necessidades básicas e devidamente orientadas frente aos riscos da pandemia é o que tem nos movido.

Agradecemos a você, conselho, equipe, voluntários e parceiros por fazerem parte desta história!

Apoie este trabalho, saiba como. 

Newsletter

Gostaria de ficar por dentro das novidades da Associação São Joaquim? Preencha os campos ao lado e receba nossa newsletter.

Nossos Parceiros

Selo e Prêmio

(11) 4186-0520 | Estrada João Fasoli, 701 - Jardim Marilu, Carapicuíba-SP - CEP 06343000 | saojoaquim@saojoaquim.org.br

  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook
  • Twitter