Roda de Diálogo tem Intergeracionalidade e Rede como tema em debate + Agita 60+

Pelo 3º ano consecutivo, a Associação São Joaquim promoveu a Roda de Diálogo com especialistas na área da longevidade. Na primeira edição do evento, em 2016, o tema abordado pela Roda foi “Diálogos sobre o Envelhecimento Pleno”, para profissionais da área de cuidado com o idoso e pessoas interessadas em trabalhos sociais. Já em 2017, o assunto principal foi “A Arte da Convivência”, direcionado a pessoas que vivenciam a temática da convivência no âmbito pessoal ou profissional.

Este ano, a Roda levantou um debate acerca do tema “Intergeracionalidade e Rede” e recebeu convidados especiais: nosso voluntário e Doutor em Psicologia Social José Carlos Ferrigno e os parceiros, Sérgio Serapião, idealizador do Movimento Lab 60+, Flávia Cunha Lima, da Escola Tangará e a usuária Corina Conceição dos Santos do projeto intergeracional da Associação São Joaquim.

Na discussão, mediada por Lia Marques, Assessora de Desenvolvimento Social da Associação São Joaquim, os convidados salientaram pontos importantes sobre a relação entre as distintas gerações e a importância da convivência entre eles.

Nosso voluntário José Carlos Ferrigno deu início à Roda, salientando seu ponto de vista sob como compreender as relações sociais “Pra gente entender como as gerações estão se relacionando, é importante que a gente também entenda como são as relações sociais na sociedade em que vivemos. Antes de analisar um tipo determinado de árvore, é bom ter uma ideia do conjunto”, determina.

O idealizador do Movimento Lab60+, Sérgio Serapião, ressaltou a pesquisa do IBGE que prevê mais pessoas idosas (65 anos ou mais) do que crianças de até 14 anos, a partir do ano de 2039.

Flávia Cunha Lima, coordenadora pedagógica da Escola Tangará, durante sua fala, abordou a parceria intergeracional entre a escola e a Associação, que completa 1 ano em 2018. Uma vez por mês, crianças e idosos se encontram em uma das instituições para um dia de integração, atividades, aprendizagem e brincadeiras.

O escopo do projeto entre as instituições foi estruturado com vistas ao desenvolvimento emocional e intelectual de ambos os participantes do grupo – a criança e o idoso. Sobre o projeto, a coordenadora Pedagógica, Flávia Cunha, comenta: “Quando procuramos um lugar para desenvolver o projeto com nossos alunos, queríamos um lugar sério, que respeitasse os indivíduos e valorizasse as pessoas em sua condição. Que acreditasse que todos têm algo para contribuir. Encontramos tudo isso na Associação São Joaquim!”.

Corina Conceição dos Santos, usuária e integrante do projeto intergeracional com as crianças, aproveitou o lugar de fala para comentar sobre os encontros, ressaltando os benefícios que as visitas proporcionaram a ela e outros usuários.

O evento, que este ano fez parte do Agita60+ contou com a participação de entidades locais e de um público diverso.

Com eventos como estes, a Associação São Joaquim procura contribuir para as ações em rede, apoiar a causa e as ações voltadas à população 60+, além de colocar em pauta assuntos ligados à Terceira Idade.

Agita 60+

Em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, os integrantes do LAB60+ CaféComVida organizaram o evento Agita 60+ com o objetivo de proporcionar gratuitamente atividades e oficinas para os idosos do município.

Com duração de 5 dias, os encontros aconteceram nas instituições Santa Terezinha, Conexão, CCI e na Associação São Joaquim, integrando idosos da região e outras organizações sociais de Carapicuíba.

A programação do evento contou com atividades diversas como dança, teatro, música, oficinas, caminhada, orientações sobre aposentadoria e uma grande comemoração em homenagem ao Dia Internacional do Idoso realizado pelo CMIC – Conselho Municipal do Idoso de Carapicuíba, no encerramento do projeto.

Newsletter

Gostaria de ficar por dentro das novidades da Associação São Joaquim? Preencha os campos ao lado e receba nossa newsletter.

Nossos Parceiros

(11) 4186-0520 | Estrada João Fasoli, 701 - Jardim Marilu, Carapicuíba-SP - CEP 06343000 | saojoaquim@saojoaquim.org.br

  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook
  • Twitter