Prêmio Culturas Populares

Em sua 5ª edição, o Prêmio Culturas Populares, promovido pela Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, divulgou o edital com os ganhadores do concurso.  No total, 500 iniciativas foram selecionadas para receber o prêmio.

A São Joaquim foi umas das vencedoras do prêmio na categoria Pessoas Jurídicas sem fins lucrativos. A Folia de Reis foi o projeto inscrito pela Associação que juntamente com mais 80 organizações sociais recebeu R$ 10 mil reais. O valor será destinado à manutenção do grupo, bem como para manutenções gerais da Associação.

O concurso visa reconhecer e premiar as iniciativas de Mestres e Mestras, Grupos/Comunidades sem constituição jurídica e pessoas jurídicas sem fins lucrativos que mantém vivo o patrimônio da cultura popular do país.

A Folia de Reis, coordenada pela professora Heloiza de Lucca, é a principal expressão cultural desenvolvida, entre outras, na Associação São Joaquim e busca promover o resgate da cultura popular e a realização de sonhos na maturidade. As 13 toadas que fazem parte da Folia de Reis da São Joaquim contam a história da anunciação à Maria, o nascimento de Jesus e a visita dos reis. Os cantos são acompanhados pelos violões, cavaquinhos e caixa do divino. Os palhaços fazem graça durante alguns momentos da cantoria e recebem moedas, que são atiradas pelo público presente. Um momento muito esperado é o da “Louvação à Bandeira”, quando esta é conduzida pelo dono da casa por todos os cômodos e é beijada pelos assistentes e foliões. Dessa forma, busca-se resgatar e preservar uma das manifestações mais importantes do Natal brasileiro.

Entre os critérios impostos às iniciativas estavam: o impacto social e contribuição da atuação para a preservação da memória e para a manutenção das atividades dos grupos ou comunidades vinculadas às expressões das culturas populares, a colaboração sociocultural que a atuação proporcionou às comunidades onde foram desenvolvidas as atividades, contribuições para a melhoria da qualidade de vida das comunidades a partir de suas práticas culturais, entre outros.

A comissão de seleção responsável pela avaliação das iniciativas na fase de classificação foi composta por 20 membros, sendo 10 titulares e 10 suplentes, dentre eles servidores públicos e representantes da sociedade civil.

A cultura popular

A cultura popular nasce do conhecimento, dos costumes e tradições de um povo; ela se expressa nos seus saberes e fazeres, nas práticas e nas artes produzidas pela comunidade e pelos cultores tradicionais, tais como: música, canto, dança, encenações, festas, literatura, medicina tradicional, culinária tradicional, jogos, brincadeiras e artesanato. Ela é transmitida, geralmente de forma oral, de geração em geração.

A edição 2017 do Prêmio homenageou Leandro Gomes de Barros, poeta paraibano considerado o rei da literatura de cordel brasileiro. O objetivo principal do Prêmio Leandro Gomes de Barros é estimular uma das nossas maiores riquezas, a cultura feita pelo povo do Brasil.

Para conferir a relação dos premiados visite o site oficial do Prêmio Culturas Populares, clique aqui.

Fonte:

Edital de Seleção Pública n.º 01, de 26 de maio de 2017 – Culturas Populares – Edição Leandro Gomes de Barros

Edital de Divulgação N.º01, de 26 de maio de 2017 – Culturas Populares – Edição Leandro Gomes de Barros

Newsletter

Gostaria de ficar por dentro das novidades da Associação São Joaquim? Preencha os campos ao lado e receba nossa newsletter.

Nossos Parceiros

(11) 4186-0520 | Estrada João Fasoli, 701 - Jardim Marilu, Carapicuíba-SP - CEP 06343000 | saojoaquim@saojoaquim.org.br

  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook
  • Twitter