Idosos participam de cinedebate sobre envelhecimento

Na última quarta-feira (18), os idosos da São Joaquim participaram do cinedebate: A Idade do Amor, no espaço do Sesc Bom Retiro, em São Paulo. A exibição do filme foi seguida de um debate conduzido pela Gerontóloga e psicóloga especialista em envelhecimento Isabella Quadros. A iniciativa é da Revista Aptare com apoio da Angatu IDH e Dínamo Editora.

Este por sua vez, é um projeto que busca fomentar discussões sobre amores, relacionamentos, recomeços e outros assuntos acerca da vida na terceira idade. A proposta é levar os assuntos de um jeito mais leve e descontraído, tendo como base a história de idosos que participam de Speed Dating, ou em português, encontros rápidos.

Veja uma das exibições já realizadas:

A Idade do Amor

O documentário entrega a importância de debater alguns aspectos da vida na segunda idade, as mudanças que acontecem, os recomeços inevitáveis, relações amorosas, a solidão, o estágio depressivo que alguns idosos enfrentam e outros.

Segundo a Dínamo Editora e a Angatu IDH, a pauta é de extrema importância, já que a população idosa é um número crescente, ou seja, com grande tendência a aumentar nos anos seguintes.

 

Leia a sinopse do filme:

O anúncio do primeiro evento de speed dating exclusivo para pessoas entre 70 a 90 anos faz com que um grupo de idosos faça um balanço de seus corpos envelhecidos e seus ainda esperançosos corações.

Durante um verão, acompanhamos de perto dez homens e mulheres idosos – alguns viúvos recentes, outros divorciados há muito tempo, outros que nunca se casaram – enquanto eles se preparam para o grande dia, passam por uma maratona de encontros e depois recebem ansiosamente seus resultados. Pelo caminho, janelas vão se abrindo e expõem os desejos e emoções escondidos dessa geração tão estereotipada.

E à medida que eles embarcam em seus encontros, momentos engraçados, comoventes e amargos revelam como preocupações acerca de aparência física, romance e rejeição, perda e novos começos mudam – ou não mudam – do primeiro amor até a terceira idade.

(Revista Aptare)

Para assistir ao trailer de A Idade do Amor, clique aqui!

Newsletter

Gostaria de ficar por dentro das novidades da Associação São Joaquim? Preencha os campos ao lado e receba nossa newsletter.

Nossos Parceiros

(11) 4186-0520 | Estrada João Fasoli, 701 - Jardim Marilu, Carapicuíba-SP - CEP 06343000 | saojoaquim@saojoaquim.org.br

  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook
  • Twitter