A Oficina de cerâmica, ministrada pela voluntária Beatriz Barcellos Pereira Lira, a Bia, oferece modelagem na Associação São Joaquim para um grupo de pessoas idosas. Bia conta que neste primeiro ano de aulas se sente realizada com o trabalho da turma, hoje com 8 integrantes: “o resultado, para além das peças produzidas, vem do que o processo proporciona de troca, de apoio mútuo, de descoberta e de realização”, pondera ela.

Com sorriso estampado no rosto, as participantes contam que adoram o dia de virem mexer no barro, e sentem falta quando ficam longe por muito tempo. O grupo passou por todo o processo de feitura das peças, que foram queimadas uma primeira vez em alta temperatura no ateliê da professora. As peças são queimadas mais uma vez após a pintura com os esmaltes. “Usamos a técnica engobe para pintar, que tem um melhor custo, basta saber onde conseguir bons pigmentos”, explica Bia, animada para a exposição de final de ano na Associação, onde estarão os trabalhos das alunas.

As conquistas são importantes para trabalhar a auto estima das participantes. Albertina trabalha no seu primeiro vaso grande, com 22cm. “Elas ficaram entusiasmadas! Eu também!” Conta a Bia.

Além do apoio imprescindível do grupo, a oficina contou este ano com importantes doações de material. Nossa gratidão para as ceramistas da região Suca Mazzamati, Renata Cook, Regina Esher, Sandra Sender, Neide Caldas e Eliane Rozalo Oliveira Cruz (Lica) e para a professora Bia que mobilizou as forças e realizou este trabalho.

A turma segue animada para continuar a mexer a terra com as mãos e aquecer os corações. Aprender junto e colocar no mundo lindas peças de barro, além de trabalhar o desenvolvimento pessoal.